"...meu relato sobre Bariloche e dizer o quanto fui feliz ai"
Por Andreia Ramos

ÍNTEGRA DO RELATO

Dia de deixar meu relato sobre Bariloche e dizer o quanto fui feliz ai! Nossa viagem começou em dezembro/23 quando decidimos que o destino seria Bariloche. Compramos as passagens pela Aerolineas Argentinas e reservamos a hospedagem em uma cabana maravilhosa pelo Airbnb. Eu sou sempre a favor de tudo que possível ser feito com pelo menos 6 meses de antecedência, vc consegue os melhores horários de voos, os melhores locais para se hospedar e geralmente os melhores preços. Não tivemos alterações de voos mesmo comprando com 6 meses de antecedência e nossa conexão foi muito pequena, apenas 4:30 em Buenos Aires, lembrando que o preço tbem foi excelente. Na semana do embarque que seria dia 19/06, recebemos a grande notícia que alegra muito quem vai conhecer a neve, que dia 20/06 teria uma grande nevasca. Mas tbem a notícia que 20 e 21/06 era feriado em Bariloche. Como nossa conexão era de 4:30 em Buenos Aires e teríamos esses agravantes de muita neve com a indicação de não sairmos de casa nesse dia, e dos feriados, resolvemos sacar nossos pesos em uma Western Union em Buenos Aires. Nossa imigração foi rápida, aproximadamente 40 min pois estávamos nas primeiras poltronas e descemos primeiro (tinha umas 80 pessoas na nossa frente, são vários guichês, então foi rápido, mas atrás de nós chegaram umas 200 pessoas, de voos que foram chegando, por esse motivo não indicamos sair do aeroporto se vc tiver menos de 4 horas de conexão. Pegamos um Uber e fomos até o shopping Alcorta que fica a aproximadamente 5km do aeroporto, chegamos na Western Union e não tinha ninguém, estava vazio (era 13:30), como havíamos feito 4 remessas que somavam (um milhão e cem mil pesos) perguntei para o rapaz se poderia levar tudo e ele disse que sim (muito simpático) e como tínhamos espaço na mochila sacamos tudo e foi nossa melhor decisão. No mesmo shopping compramos o chip da claro que nos atendeu perfeitamente bem todos os dias que ficamos (compramos 12 dias pois iriamos passar 5 dias em Buenos Aires na volta de Bariloche) Voltamos para o aeroporto com uma hora e meia de antecedência e quando chegamos no aeroporto de Bariloche as 19:30 o carro já estava no aeroporto. Tivemos um problema com o carro que locamos, pois nos mandaram outro modelo e não tinha pneus de neve como prometido, mas locamos as correntes que ficou 50 dólares por 6 dias (achamos caríssimo) mas não queríamos perder tempo indo atras em algum local mais em conta. Assim que saímos do aeroporto já fomos no Carrefour comprar nosso café da manhã, pois no outro dia seria a grande nevasca. Compramos carne também para fazer em casa, pois nossa cabana tinha uma churrasqueira interna. Quando chegamos na cabana nossa anfitriã já nos esperava com uma experiência de fondue e vinho, pois alugamos 6 noites e tínhamos esse brinde, foi incrível. A anfitriã era um amor de pessoa, foi o melhor Airbnb que ficamos até hoje, ficava a 3 km do centro. Na nossa chegada não estava nevando, tinha neve na grama, mas não era o que queríamos ainda, então fomos dormir ansiosos. No grande dia, acordei as 6:00 e literalmente fui dormir em um mundo e acordei em outro. Não consigo descrever a emoção que foi acordar e só ter neve na minha frente, foi incrível, um sonho de criança se realizando. Como o Pablo Martin havia dito no grupo, que ninguém precisaria nem sair de casa, pq a neve estaria em todo lugar, não saímos, e foi a melhor experiência da vida. Aproveitamos o dia todo em casa mesmo pq tinha muita neve, estava nevando bastante e era lindo, e o carro ficou lá quietinho, cobertinho de neve kkkkkk. Final da tarde pedimos um Uber pois mesmo com correntes ainda não tínhamos experiência para sair, achamos melhor não arriscar, e fomos em uma cervejaria no centro, passear e na Mamuschka comprar chocolates. No dia seguinte mesmo com muita neve, a anfitriã maravilhosa ajudou a colocar as correntes (mulher porreta kkkk) e fomos no Piedras Brancas. Para nossa surpresa e tristeza havia acabado a luz quando chegamos, tiramos algumas fotos, mas não brincamos, voltamos embora e aproveitamos para tirar fotos no caminho. Nesse percurso muitos carros sem conseguir sair do lugar, derrapando por falta de correntes, por isso o conselho que é sempre falado no grupo, melhor ter as correntes no porta-malas e não precisar, do que não ter, vc pode estar no meio do caminho e nevar e vc ter que ficar parado esperando o tempo melhorar. Fizemos o caminho dos 7 lagos tbem e muitos carros ficavam parados nas subidas pois o carro ficava derrapando por não ter pneus de neve e o pessoal não ter correntes para sair daquela situação. Visitamos Cerro Campanário, Circuito Chico, Colônia Suíça, Vila Angostura, 7 Lagos, Cerro Catedral, Piedras Brancas. Nossa viagem foi maravilhosa, não conseguimos fazer tudo que queríamos e planejamos, mas sempre temos que ter em mente e estar com o coração aberto pois o roteiro que imaginamos na nossa cabeça, nem sempre funciona na prática. Por isso a dica que o Pablo sempre dá no grupo que é muito valiosa, não comprar passeios com antecedência, pois o tempo pode virar e tudo pode mudar. Espero que esse relato tenha ajudado com informações, lembrando que é um relato pessoal. Foi uma experiência linda em nossas vidas e nas imagens espero deixar um pouco do que é Bariloche ❤️

Andreia Ramos

em 07/07/2024

GALERIA DE FOTOS

VIDEOS DO RELATO

ATIVIDADES RELACIONADAS

Olá! Se você é viajante e busca mais informações sobre Bariloche, você está no lugar certo.

Uma das primeiras paradas que o visitante costuma e precisa fazer ao chegar na cidade é o chamado Circuito Chico, conhecido por ser um city-tour quase que obrigatório.
Podemos afirmar que esse é o jeitinho peculiar de Bariloche dar boas-vindas aos novos visitantes.

O trajeto apresenta incríveis vistas panorâmicas da cidade, incluindo uma das mais bonitas do mundo no Mirante Campanário (Cerro Campanário), em um passeio que beira a ladeira sul do Lago Nahuel Huapi.

No caminho você passará por praias, como Praia Bonita, Bahia Serena, e Bahia Llao Llao, mirantes naturais como Bahia Lopez e Ponto Panorâmico.
Poderá passear de teleférico para subir no Cerro Campanário, além de conhecer Porto Pañuelo, o Hotel Llao Llao e a Capela San Eduardo, que são atrativos singulares para o visitante.

Além da lindíssima paisagem, ao longo do caminho existem diversas ofertas de produtos regionais de produção 100% artesanal, como tecidos, madeiras, velas, cerâmicas e cosméticos. Sem falar da possibilidade de visitar incríveis cervejarias.

O tempo ideal de passeio, vai depender do ritmo da sua viagem. Mas recomendamos, caso você possa, dedicar todo o seu dia ao Circuito, ou no mínimo 4 horas. Você percorrerá cerca de 65km desde o centro, acompanhando na maior parte do trajeto a margem sul do Lago Nahuel Huapi (antiga terra ocupada pelos índios Mapuche), sendo que só de Circuito Chico são uns 27 km.

O passeio pode ser feito de diversos formas, por listamos abaixo e explicaremos ao longo dos artigos as possibilidades, roteiros, dicas e orientações para cada um deles.

Se você está em busca de tornar seu primeiro contato com a neve realidade, esse é um ponto essencial de Bariloche que não deve perder! O Cerro Catedral, que recebeu seu nome por ter seus picos com as torres de um templo gótico medieval, está localizado a uns 20 quilômetros do centro da cidade de San Carlos, de Bariloche.

Ele pode ser visitado ano todo, sendo que seu maior atrativo começa com a chegada das primeiras nevadas, abrindo suas portas aos visitantes ansiosos por vivenciar a aventura que prometem os esportes de inverno. Com sua base a 1.030 metros acima do nível do mar, e seu cume a 2.180 metros, oferece um visual imponente de toda a região, seja qual for a época do ano.

Pioneiro na América do Sul, hoje é o centro de esqui mais completo dela, e continua modernizando suas instalações para oferecer aos visitantes a infraestrutura mais avançada.
São 1.200 hectares de superfície esquiável com opções para todos os tipos de esqui, incluindo fora de pista e aqueles que praticam freestyle e Snowboard têm uma área especialmente projetada.

Além de ser palco de importantes festivais de neve e competições internacionais, todo ano é feito o lançamento da temporada com a descida das tochas. Um espetáculo noturno bonito e imperdível para você apreciar!

Assim como a constante modernização dos meios de elevação, para aumentar a qualidade e capacidade total, o centro de Esqui também possui um avançado sistema de fabricação de neve cobrindo uma superfície esquiável de cerca de 10 hectares.

Para quem pretende ter contato com neve, e dependendo da época do ano, Catedral é o lugar ideal. No verão geralmente não há neve. Já depois de meados de outono, começam as primeiras nevadas, que normalmente duram pouco na superfície.

O inverno é a estação da neve, sendo que muitas vezes ela estará presente na base do Catedral, mas sempre terá de 1.400 metros para cima. Na primeira metade da primavera, ainda será possível ter neve em altitude.

O Cerro Catedral tem uma enorme variedade de atividades, que vão de simples passeios para apreciar o visual até prática de Ski ou Snowboard.

É o passeio mais reconhecido da Patagônia Argentina, capaz de mostrar toda a magia desta bela região em apenas cem quilômetros. O caminho dos Sete Lagos pode ser percorrido durante todo o ano, e somente pode fechar em pleno inverno se tiver uma forte nevasca.
Esta rota pode ser feita desde Bariloche a San Martin de los Andes, ou vice-versa, sendo que sempre deve passar por Villa la Angostura, já que os sete lagos se encontram entre estas últimas duas.
Um dia inteiro alcança para este passeio, mas se quiser fazer com mais calma, e até mesmo conhecer a cidade de San Martin de los Andes, dois dias (pernoitando em alguma de elas) pode ser uma boa ideia.
Não presentamos para este passeio a opção de ônibus, porque se mesmo e possível, além de perder o maior atrativo de parar nos lagos (já que não é um ônibus turístico), também se faz complicada a relação de horários.

Os famosos “Sete” Lagos
Muitas são as opiniões sobre quais são os sete lagos que dão nome ao percurso, já que e verdade que no mesmo tem mais de sete.
Em nosso site, os Sete Lagos são os seguintes (ordenados de Sul para Norte):
1. Nahuel Huapi
2. Correntoso
3. Espejo
4. Lago Escondido
5. Falkner
6. Villarino
7. Machónico
Mas existem muitas listas de “sete lagos” e cada um tem suas preferências, porque também tem os lagos Bailey Willis, Espejo Chico, Hermoso, Traful y finalmente o Lacar. E por se fosse pouco, muito perto da RN 40 estão os lagos Meliquina e Lolog.

Localizado na ladeira leste do Cerro Otto, a uma altitude de 1.200 metros, e a 3 km de distância da Confeitaria Giratória de Cerro Otto, e 6 km do centro de Bariloche, encontrasse Piedras Blancas, um parque de neve projetado quase exclusivamente para fazer Esquibunda (Trenós).
Um lugar ideal para ir em família ou com amigos já que vai deixar uma boa lembrança do que é brincar ao lado da neve, e sem dúvidas, o local mais divertido para os menores.

Embora esteja habilitado o ano todo e seja acessível a todos os tipos de veículos, alguns dias de inverno podem ser difíceis de conduzir nesta estrada de montanha, sugerimos que você verifique antes de subir por conta própria.

Também oferece alternativas como Snow Tubing, Snow Safari, e Zipline.
Com os seus meios de elevação você poderá subir para depois se deslizar com seu treno, ou simplesmente para apreciar o visual de Bariloche e o Lago Nahuel Huapi desde 1.500 metros de altitude.
É também um lugar com história, porque foi onde começou a desenvolver o Ski na Argentina, já que foi aqui que se instalou a primeira escola de esqui do país em 1950. Ela era dirigida por Otto Meiling.

Colônia Suíça foi o primeiro assentamento europeu desta região. Foi declarado patrimônio histórico, mantendo intactas as características originais da época da sua fundação (final do século XIX).

Ideal para saborear pretos tradicionais regionais, entre eles, o famoso Curanto.
Há várias casas de chá e restaurantes, lojas de artesanato e uma importante Feira de Artesanato que se transformou em um passeio imperdível para quem visita o lugar.

Também é possível observar plantações de frutas finas que depois são usadas para fazer doces, conservas, sobremesas e insumos para confeitaria. Há degustação dos produtos à venda em vários pontos desta colônia, principalmente na feira de artesanato que acontece às quartas e domingos tem várias barracas.

Gostou deste relato?

Curtiu o conteúdo? Deixe o seu like.Gostaria de contribuir acrescentando suas experiências? Deixe seu comentário!

Confira outros relatos

Não deixe de conferir outros relatos como esse