Para quem nunca esteve num destino de neve a consulta que sempre vemos e: “será que vou pegar neve”? Quando tem neve?
A pergunta (que sempre confunde) deveria ser dividida em duas: será que vou ter contato com a neve?; e, será que vou ver nevar? Para responder essas duas perguntas vamos a dividir em diferentes períodos do ano. E daqui a importância de este ser o primeiro post do Planejamento, já que dependendo do que falaremos a continuação você pode definir a data da sua viagem.
Ter contato com a neve significa poder tocar ela, caminhar acima dela, se jogar nela, brincar com ela. Além disso, só quando tem neve se habilitam atividades relacionadas a ela.
Julho, agosto e setembro
Estes os meses com excelência para você ter certeza de poder curtir neve em Bariloche, mesmo que só seja no Cerro Catedral, ou algum outro lugar em altitude. Principalmente de meados de julho em frente. Que procura o melhor na da neve, com cidade mais tranquila recomendamos agosto. Quem procura boa neve e melhores preços, setembro.
Outubro
Também irá encontrar neve com certeza no Cerro Catedral ou algum outro lugar em altitude, mas deixamos separado porque muitas atividades param de funcionar no começo deste mês. Mas na primeira quinzena tem muitas que ainda funcionam.
A neve pode ser diferente a partir de finais de setembro por causa do clima de primavera, mas para quem não vai praticar esporte na neve isso não fara maior diferencia.
Junho (segunda quinzena)
Se for na segunda quinzena tem boas chances de já ter neve para se divertir no Cerro Catedral ou algum outro lugar em altitude. A maioria das atividades relacionadas a neve tem pouca chance de estar funcionando, mas se tiver neve suficiente, o mais provável que comecem na última semana deste mês.
Junho (primeira quinzena)
Nesta quinzena de junho sempre existira possibilidade de nevadas, mas é muito difícil você conseguir ter neve para curtir. Não terá atividade nenhuma funcionando que dependa de neve.
De novembro a maio
Se mesmo alguém falara que na segunda quinzena de maio existe possibilidades de nevadas (o que é verdadeiro) esqueça, isso e somente sorte (e muita).
Nos meses mencionados você não irá achar neve; não do jeito que você quer.
Alguma vez escutei que “estar numa nevada e voltar a ser criança”. E sim, essa frase tem toda razão. Ver nevar será algo inesquecível. E a maioria das vezes começa a nevar de tarde/noite (as vezes só na madrugada), então, você vai para a cama em um tipo de mundo e acorda em um muito diferente. Um evento quase magico!
Mas isso não acontecera com uma boa parte das pessoas que viajam, porque as nevadas não acontecem todos os dias, e as vezes passam semanas até que uma aconteça, e em uma viagem que em meia dura no máximo uma semana, se deve contar com a sorte para estar justo no meio a esse maravilhoso evento.
E não, não tem como ninguém saber isso a não ser um par de dias antes, a traves de previsões do tempo. Mas da mesma forma que no ponto anterior, onde isso tem mais chances de acontecer sempre será no Cerro Catedral, assim como áreas mais altas dentro da mesma cidade, e indo para o oeste. Quanto mais longe do lago, também terá mais tendência a formação de neve se ela acontecer.
Mas fora isso, também podemos mencionar os meses em que as nevadas podem acontecer. Para isso iremos nos basear em eventos históricos, mas lembre-se que o histórico nunca será indicativo para o clima pontual.
Junho e julho
São os meses com melhor histórico de nevadas, lembrando que isso não e garantia de que irá acontecer, e justamente nos contados dias da sua estadia.
Agosto e setembro
As temperaturas começam a ser mais amenas que os meses anteriores, principalmente depois de meados de setembro, mas ainda acontecerão nevadas.
Outubro
As temperaturas mais primaverais chegaram no mês anterior, e em outubro serão mais presentes. Sempre tem alguma nevada neste mês, mas são menos intensas.
Maio
As possibilidades de nevar a finais de maio existem, mas são remotas. Normalmente é mês de chuvas.
De novembro a abril
Pode acontecer alguma nevada fora de época, mas isso será somente sorte, e a nevada que pode presenciar não e aquela que vale a pena viver.
Sempre foi normal nevar mais nas montanhas do que na cidade, mas nas últimas décadas, e com as mudanças climáticas, aumentou a ausência de nevadas na cidade, pelo que se valoram muito as dos setores altos (mesmo na cidade ou perto), ou nas montanhas. Por isto que, quando neva na cidade, recomendamos que aproveitem a curtir esse dia no local mesmo. Passeios não se fazem necessários; e muitas vezes (se a nevada for forte) será impossível fazer algo.
Mas como mencionado, são poucas as vezes que neva na cidade, e muitas vezes que chove na mesma, está nevando nas montanhas, pelo que recomendamos ficar alerta.
As condições para a queda de neve estão na presença de ar, chuva e umidade, mas tudo na medida certa. O ar tem que ser frio, mas não muito frio e deve chegar carregado de umidade, pelo que (no caso de Bariloche) vira do mar (pacífico, cruzando a cordilheira) e não continental. Também é necessário que além o frio ao nível do solo, existam temperaturas em 0 graus ou menos em todas as camadas atmosféricas.
A neve geralmente começa na nuvem como pequenos cristais de gelo, que, à medida que caem, aumentam de tamanho à medida que se agregam a outros cristais para formar flocos. Desde que ambas as condições sejam atendidas (umidade alta e valores térmicos próximos do ponto de congelamento) as nevadas poderão acontecer.
Quer brincar na neve?
Datas seguras: 15 de julho a 30 de setembro
Datas prováveis: do 15 de junho a 15 de outubro
Quer (tentar) ver nevar?
Melhores datas: De 15 de junho a 15 de setembro
Existem possibilidades: do 1 de junho a 15 de outubro
Quer aproveitar todas as atividades (pagas) na neve?
Datas seguras: 15 de julho a 15 de setembro
Datas de algumas: do 15 de junho a 30 de setembro
Quer “aprender” Ski ou Snowboard?
Datas seguras: Do 15 de julho a 30 de setembro
Datas prováveis: do 20 de junho a 30 de setembro
Quer “praticar” Ski ou Snowboard?
Datas seguras: Do 15 de julho a 30 de setembro
Datas prováveis: do 1 de julho a 10 de outubro