Gastronomia

Opções de gastronomia em Bariloche

Para responder o interrogante gastronômico faremos um resumo dos seguintes diferentes pontos que incidem na escolha, assim com uma listagem de estabelecimentos, a traves dos seguintes itens:

Para nós, que as viagens também são gastronômicas, este e o ponto mais importante. Antes que escolher o lugar para comer, escolhemos o “que” experimentar.

Com sabores únicos e requintados da Patagônia, você poderá escolher entre centenas de lugares onde poderá saborear a gastronomia regional de Bariloche, conhecer sua história e aproveitando em muitas oportunidades, as sensações que as paisagens oferecem.

Os deliciosos salmões e as saborosas trutas abundam nos lagos e rios patagônicos e podem ser degustados tanto frescos como defumados, acompanhados de diversos molhos.

No que diz respeito à carne, a grande atração é o cordeiro patagônico, uma iguaria local que, junto com javali e veado, constituem pratos muito tentadores.

Outros pratos típicos desta região são os defumados, incluindo veados, javalis e os já mencionados salmão e truta.

Todas essas possibilidades culinárias são oferecidas, sem deixar de lado os pratos clássicos como carnes grelhadas ou massas e pizzas caseiras, que estão na cidade como parte dos pratos preferidos dos argentinos.

A culinária europeia também pode ser vista na forte influência dos primeiros colonizadores alemães e suíços, com pratos como Goulash com Spaetzle, ou clássica fondue.

E não podemos deixar de mencionar um típico prato Mapuche (tribo indígena nativa da região); estamos falando do “curanto”, que significa “pedra quente”, e faz referência a sua forma de

Preparação, que consiste em cavar um buraco de 15 cm no solo, no qual as pedras são colocadas dentro de uma fogueira. Uma cama de folhas de nalca é disposta em cima das pedras, e em cima dessa cama de folhas se colocarão as carnes e vegetais como: boi, cordeiro, porco, frango, linguiça, batata, batata doce, maçã, cenoura e abóbora recheada com queijo, creme e ervilha.

Esses ingredientes são cobertos com folhas e pedaços de pano úmido, para garantir a preservação do calor. Depois, o preparo é coberto com um monte de terra, transformando todo esse arranjo em um verdadeiro forno de pressão. Filetes de fumaça e vapor começam a subir do solo assim que o processo de cozimento chega ao fim. O resultado final é uma refeição deliciosa com sua própria singularidade, incluindo um toque de fumaça e um leve sabor de terra.

Esta iguaria pode ser experimentada unicamente na Colônia Suíça.

Importante lembrar que em Bariloche (e na Argentina em geral), os restaurantes não acostumam trabalhar de corrido. O horário de funcionamento normalmente de 12:00 a 15:00 hs para almoço e de 20:00 a 23:30 para jantar. E comum você chegar entre as 14:30 e 15:00 hs e que, mesmo as portas estando abertas, falem que a “cozinha já fecho”. Então, e se a ideia e almoçar algum dia pelo centro, e bom ir cedo. Nos quilômetros e mais comum achar restaurantes abertos de corrido.

Almoço

Normalmente o almoço será no local onde estejam, aproveitando a logística dos passeios, pelo que e pouco provável que isso aconteça no centro. Neste caso se pode optar por as opções oferecidas do local, ou, levar algo para comer na mochila.

A modo de exemplo mencionamos algumas ideias para algumas excursões

Circuito Chico: Aqui tem diferentes opções dependendo do horário a ser feito, a forma e também o tempo dedicado. Por conta própria pode decidir parar em algum dos vários lindos restaurantes ou cervejarias do caminho, ou, se visitar Colônia Suíça, para nós e o local indicado para um belo almoço, e ainda, econômico. Não esqueça de que pode tomar um chocolate quente na confeitaria do Cerro campanário, ou até comer algo.

Teleférico Cerro Otto: seja qual for a combinação que tenha neste dia (que poderia ser Piedras Blancas), almoçar na Confeitaria Giratória do Cerro Otto pode se rum excelente opção, principalmente para aproveitar do seu lento girar, que permite ter um visual de 360 graus.

Cerro Catedral: são muitas as opções que tem na Base do Cerro Catedral para um bom almoço, ou mesmo um suculento lanche, mas se for subir em algum dos seus Tours, em altitude terá melhor visual para fazer essa parada e comer algo. Vale dizer que se a Base já e mais cara que na cidade, acima e mais caro que na Base. Se você for para esquiar (esquiador experiente) a montanha tem 10 Paradores/Restaurantes em diferentes pontos da mesma.

Excursões de Barco: Seja qual for, as embarcações contam com bar ou buffet a bordo. Na Ilha Victoria e no Bosque de Arrayanes encontrarão confeitarias, e Porto Blest tem um Hotel com restaurante.

Cerro Tronador: O lugar quase único para isso será em Pampa Linda, onde tem um hotel/restaurante e poderá desfrutar de algum prato ou comida rápida.

Villa la Angostura e Cerro Bayo: Pode comer alguma refeição no Cerro Bayo mas talvez seja melhor esperar a descer para almoçar na cidade, com mais muitas mais opções e melhores preços.

Janta

Já para jantar se pode escolher entre diferentes opções, seja no centro ou fora do mesmo, levando em consideração o mencionado anteriormente para ajudar na sua escolha.

As casas de chá e ou/ confeitarias são outro ícone da cidade. Eles oferecem deliciosos bolos, chocolate quente, pães caseiros e doces, que fazem parte dos petiscos tradicionais da região. As compotas, doces e pastéis regionais devem-se ao facto de nesta zona se produzir uma grande variedade de frutos vermelhos, que permitem não só a produção destes produtos, mas também licores e sorvetes artesanais de frutos silvestres, que são o orgulho da região.

Se você e amante da cerveja, não podemos deixar de recomendar visitar algum dos muitos Brew Pub´s que tem cerveja artesanal, na maioria dos casos de fabricação própria. Além de poder experimentar as mais diversas séries de cervejas artesanais, poderá experimentar as típicas “picadas” argentinas compostas por pequenas porções de carnes defumadas, queijos e outros ingredientes que fazem uma delícia para o paladar, ou até mesmo jantar. Existe um Tour Cervejeiro.

Por fim, o clássico de Bariloche: chocolate. A cidade possui uma grande variedade de chocolates, com mais de 10 fábricas de chocolate artesanais à sua escolha.

Veja a lista completa, escolhendo por tipo de serviço, tipo de comida, localização e/ou preço em Mapa de Gastronomia.

@2024 - All Right Reserved. Designed and Developed by Axon Telecom

error:

Atividades

Excursões Terrestres

Atividades na Neve

Planejamento

Dicas

De Carro Desde o Brasil

Dirigir na Neve

Relatos

Bariloche – Gislaine Gaieuski

Bariloche – Michelle Reis

Dados

Locadoras
de Carros

Ônibus
Urbanos