PEDRA DE HASBURGO

Uma vista única!!

A caminhada até a Pedra de Habsburgo é um passeio simples, inclusive para famílias com crianças e pessoas que procuram um passeio sereno e tranquilo. Se pode começar no cume do Cerro Otto e atravessar um bosque de Lengas, por um caminho amplo e sem muitas dificuldades, para em pouco tempo chegar na encosta sul do mesmo Cerro.

Sendo inverno, esta caminhada pode ter neve, que se não for muita, agregara um encanto adicional, a este bosque de Lengas, que ainda poderá ter seus tons ocres e avermelhados do final do outono, tão característico dos bosques andino-patagônicos.

 

Formas de realizar ou chegar a esta atividade

A Pedra de Habsburgo e um mirante que fica na encosta sul do Cerro Otto, e para realizar este passeio se deve primeiro chegar até o cume dele. A melhor forma e aproveitar quando suba pelo Teleférico Cerro Otto, mas se quiser somente ir até lá existem outras formas de chegar e a continuação as descrevemos.

E a opção que mais independência e flexibilidade oferece para realizar este passeio, assim como conforto.
Devo começar falando que o caminho para subir a partir do Km 1 de Av. Pioneros não somente e de terra, como algo apertado e cheio de curvas, e se tiver nevado será impossível subir de carro até para os mais experientes e com equipamento apropriado. Por isto fica a dica: sempre devem se informar do estado do caminho antes de subir.

IDA

Começara saindo da sua hospedagem, que se for no centro irão percorrer um par de quilômetros até o caminho de subida que começa no Km1 da Av. Pioneros. A partir de aqui o caminho e de terra, e se tiver nevado, esse dia ou anteriores, pode estar complicado, pelo que voltamos a repetir que sempre deve consultar antes de subir.
Desde este ponto são mais 6 quilômetros até chegar até o estacionamento (gratuito) frente ao Centro Ski Nórdico, ponto máximo permitido para subir de carro no inverno.

Desde este ponto deverá seguir pelo caminho a pé até o cume. São uns 1.300 metros até lá, com um desnível de 90 metros, o que será a primeira parte de esforço do caminho, para depois de uns 20 minutos aproximadamente estar passando ao lado do Funicular do Cume, para ir até a parte traseira da confeitaria, desde onde começa esta trilha.

VOLTA

Se sua escolha foi ir de manhã, e somente realizara esta caminhada até a Pedra de Habsburgo, poderá estar liberado na tarde para combinar com outra atividade dentro das opções de Cerro Otto, incluindo terminar o dia tomando um chocolate quente no Refúgio Berghof, que pode chegar por uma trilha que está de frente onde estacionou o carro.

Se você está sozinho esta não é a opção indicada, mas se você está em grupo de 3 a 4 pessoas, ir de Remis ou Taxi será uma boa opção no financeiro.
Mas se tiver nevado e o caminho está complicado, poderá ser difícil achar algum Remis ou Taxi que queira ou possa subir.

IDA

O Remis irá até Centro Ski Nórdico, ponto máximo permitido para subir de carro no inverno. Desde este ponto deverá seguir pelo caminho a pé até o cume. São uns 1.300 metros até lá, com um desnível de 90 metros, o que será a primeira parte de esforço do caminho, para depois de uns 20 minutos aproximadamente estar passando ao lado do Funicular do Cume, para ir até a parte traseira da confeitaria, desde onde começa esta trilha.

VOLTA

Se sua escolha foi ir de manhã, e somente realizara esta caminhada até a Pedra de Habsburgo, poderá estar liberado na tarde para combinar com outra atividade dentro das opções de Cerro Otto, incluindo terminar o dia tomando um chocolate quente no Refúgio Berghof, que pode chegar por uma trilha que está de frente onde o Remis parou.
Seja qual for seu horário de volta, pode ser recomendado agendar com o mesmo Remis para que volte por vocês, ou tenha anotado um número de telefone ou WhatsApp para contato.

Esta e uma opção econômica, com boa independência e flexibilidade horários, sendo também a opção menos confortável.
Se pode subir caminhando pelo caminho que nasce no Km 1 de Av. Pioneros, mas como essa subida irá demorar 2 horas, somente de ida até o ponto de partida, não vamos considerar.
Então, a melhor opção e tomar o Teleférico do Cerro Otto e começar a caminhada que sai por trás da Confeitaria do cume. Desta forma, se estiver no centro e pretende subir pelo Teleférico Cerro Otto, recomendamos aproveitar a opção de Transporte Gratuito da empresa.

IDA

Ponto de partida
Os ônibus que passam frente a Teleférico Cerro Otto são as Linhas 50 e 51, e onde pegar ele, e quais horários tem, depende da sua localização. De todas as formas, a Linha 50 passa a cada 20 minutos e Linha 51 a cada meia hora.

Hospedagem no centro da Cidade
Neste caso, e como mencionado, e melhor utilizar o Transfer Gratuito do próprio Teleférico Cerro Otto, mas se decide ir de ônibus, e sendo que o Teleférico Cerro Otto começa a funcionar as 10:00 hs, se for ir de manhã poderia pegar a Linha 50 que passa 9:35 hs, ou a Linha 51 que passa as 9:20 hs, e em ambos os casos chegara antes das 10:00 hs.
No centro as duas prováveis paradas mais perto estão (aproximadamente) nos endereços de Rua Moreno 460 (a primeira) e Av. San Martin 64 (a segunda). A demora em chegar até o Teleférico Cerro Otto saindo desde o cetro e de aproximadamente 15 minutos.

Hospedagem perto de Av. Bustillo até o Km 8,7
Se está hospedado até o Km 1 da Av. Bustillo, poderia ir caminhando até a parada mais próxima no centro (na rua San Martin 64) sendo que isso será 1 Km de caminhada.
Estando mais longe disso, e até o Km 8,7 pela Av. Bustillo, talvez a melhor opção seja pegar um taxi ou Remis Com exceção de se você está perto do Km 5 da Av. Bustillo, onde poderia ir caminhando, porque o Teleférico Cerro Otto fica a 800 metros subindo pela rua Sara Maria Furman desde Av. Bustillo.

Hospedagem perto de Av. Pioneiros até o Km 8,6
Se está hospedado entre os Km 1 e Km 4 da Av. Pioneros ou do Km 6 até Km 8,6, poderá tomar algum da Linha 50 ou 51. No primeiro caso os que estão indo, e no segundo os que estão voltando. Se estiver do Km 4 até o Km 6, e se o clima acompanha, poderia tranquilamente ir caminhando, já que serão uns 1.000 metros como máximo, já que o Complexo fica no Km 5.

Hospedagem perto de Av. Bustillo desde o Km 8,7 até Km 15,5
Nesta situação poderá tomar a Linha 51 que está voltando em sentido ao centro.

Hospedagem perto de Av. Bustillo desde o Km 15,5 até Llao Llao
Nesta situação só poderia tomar a Linha 20 ou 22 que passam pela Av. Bustillo voltando em sentido ao centro, mas devera descer no Km 5 da mesma Av. Bustillo, e subir caminhando 800 metros pela rua Sara Maria Furman.

Hospedagem no Circuito Chico, desde o trevo do Km 18 até Bahia Lopez
Nesta situação só poderia tomar a Linha 10 voltando em sentido ao centro, e devera descer no Km 5 da Av. Bustillo, e subir caminhando 800 metros pela rua Sara Maria Furman.

VOLTA

Ponto de partida
Segue a mesma regra anterior, e o melhor será tomar o a mesma Linha de ônibus para voltar na parada mais perto, no sentido a sua hospedagem.

Para ver tabelas completas e saber mais visite a seção Ônibus Urbanos e veja segundo sua necessidade as Linhas mencionadas (50, 51, 20, 22 ou 10) no sentido de ida e/ou volta, dependendo da sua hospedagem.

O que fazer

É uma caminhada muito fácil se for feita a partir do cume, pois é curta e tem pouquíssimos desníveis.
Se subiu ao Cerro Otto através do teleférico, deve sair da parte traseira da Confeitaria Giratória em direção ao sul e seguir um caminho à esquerda por onde se acessa o caminho que leva à Pedra do Habsburgo. Se chegou pelo caminho, e só passar ao lado do Funicular e continuar por fora das pistas de trenós até encontrar o caminho mencionado.
Sempre que tiver dúvidas pode perguntar ao pessoal do complexo Teleférico Cerro Otto.

Agora sim, uma vez no referido ponto de partida e em direção ao sul, inicia-se o caminho que conduz ao Mirante da Pedra de Habsburgo. É um caminho cheio de paisagens onde quer que você olhe. Com sua vegetação é muito característica, longas “barbas do demônio” (uma espécie de musgo verde que protege as árvores do frio) pendem dos galhos, mostrando a pureza do ar.
No meio do caminho há um portão de madeira que deve ser cruzado (entrada é permitida) e para o resto da viagem você deve seguir o caminho marcado.

Após 4km (mais ou menos uma hora de caminhada) se chega ao destino, de onde se terá uma fabulosa vista panorâmica do Lago Gutiérrez e do Cerro Catedral. Não sobrará nada a não ser tirar a foto da vitória e dar um tempo para contemplar a paisagem:

Se retorna ao topo do Cerro Otto pelo mesmo caminho, e de aí, volta pelo meio que tenha subido.

No meio do caminho há um portão de madeira que deve ser cruzado (entrada é permitida) e para o resto da viagem você deve seguir o caminho marcado.

 

Após 4km (mais ou menos uma hora de caminhada) se chega ao destino, de onde se terá uma fabulosa vista panorâmica do Lago Gutiérrez e do Cerro Catedral. Não sobrará nada a não ser tirar a foto da vitória e dar um tempo para contemplar a paisagem:

 

Se retorna ao topo do Cerro Otto pelo mesmo caminho, e de ai, volta pelo meio que tenha subido.

Planejamento

O que saber antes de ir

Como quase todo em Bariloche, panejar que dia irá depender em muitos casos do clima antes e durante, assim como se tem ou não neve, dependendo do tipo de atividade.
Também se vai combinar ou não com outro passeio.
Por outro lado se deve saber que roupas e calçado e recomendado vestir, assim como outros dados que aqui avaliamos para ir a Pedra de Habsburgo.

Conhecer o clima, tanto para os dias prévios, como para o dia de ser visitado e algo de grande ajuda. Para os dias prévios porque permitirá saber de potenciais nevadas que neste caso serão um atrativo adicional, mas também um complicador, porque com excesso de neve não será recomendado realizar, já que ficarão afundando na mesma e não poderão avançar muito, sem contar da possibilidade de acidentes.
No dia também e importante, porque além do mesmo fator de possíveis nevadas que podem impedir o funcionamento ou dificultar chegar por fechamento de ruas, os ventos podem ser um fator determinante para o não funcionamento do Teleférico, se este for o médio para subir.

Subindo pelo Teleférico Cerro Otto
O funcionamento parcial ou total do Teleférico pode ser suspendido devido a fortes ventos.
Para saber se está operando podem visitar a página oficial do Teleférico Cerro Otto onde informam se o serviço está funcionando. Também recomendamos ver nosso Reporte Diário do Tempo no nosso Grupo do Facebook
Para entender mais do tempo em Bariloche recomendamos ler sobre o Clima.
Por último, a alternativa de ligar nos telefones +54 294 4441031 ou +54 294 4441035 a partir das 10:00 hs.

Neve
Esta caminhada pode ser feita com pouca neve. Se tiver muita neve não é recomendado, a não ser que tenha Raquetes para Neve, porque caso contrário será muito demorado para avançar, ficar com pês molhados de tanto afundar (lembrando as baixas temperaturas), e correr risco de acidente.

Começamos falando que para se vestir em lugares frios a melhor forma e utilizar o sistema de Camadas, pelo que para entender melhor estes princípios recomendamos ler Roupas e Calçado.
Neste dia você deveria estar com uma Blusa Térmica ou Sintética (preferentemente de manga cumprida), um Fleece ou Moletom, uma Jaqueta Impermeável, a Calça Impermeável, Botas de Trekking, Meias Térmicas de cano alto, e um par de Luvas Impermeáveis.
E importante para este levar uma mochila com alguma blusa e principalmente um par de meias para trocar, caso quando chegar no mirante tenha as suas molhadas, da própria caminhada, ou por ter afundado na neve.

Não tem um horário de funcionamento, por ser um lugar público e inclusive, não precisar de registro de trekking prévio, mas se não for usar o Teleférico para subir, e tendo em conta a época do ano recomendamos os seguintes horários para não terminar as atividades sem luz de sol.

Junho e Julho
A princípios de junho o sol sai as 9:00, horário vai indo até as 9:10 hs a meados de mês, onde vai se manter até meados de julho, quando voltara a ir caindo novamente até as 9:00 hs para final de julho.
Durante todo o mês de junho o sol se esconde perto das 18:25 hs. A princípio de julho começa indo para as 18:30 hs, aumentando gradativamente até chegar a se esconder as 18:50 hs a final de julho.

Agosto
Já a princípios de agosto o sol sai perto das 8:50 hs, a meados desse mês as 8:35 hs e a final do mesmo as 8:10 hs. Da mesma forma princípios de agosto o sol se esconde as 18:50 hs, a meados desse mês as 19:05 hs e a final do mesmo as 19:20 hs.

Setembro
Setembro começa com sol saindo as 8:10 hs, a meados desse mês as 7:45 hs e a final do mesmo as 7:20 hs. O sol se esconde a princípios de setembro as 19:20 hs, a meados desse mês as 19:35 hs e a final do mesmo as 19:50 hs.

Crepúsculos
Aos horários anteriormente mencionados deve somar que terá mais 30 minutos de luz no horizonte de crepúsculo matutino e vespertino, respectivamente.

Teleférico
Se for usar o Teleférico Cerro Otto para subir e descer, o complexo funciona todos os dias das 10:00 a 17:00 hs, sendo que a última descida do Teleférico e as 18:30 hs.

Podem realizar a atividade todas as pessoas sem distinção de idade.

Teleférico
Subindo pelo Teleférico, as crianças até 5 anos não pagam, e de 6 a 12 anos pagam como menor.

Atividade
São duas horas e meia, entre caminhada de ida e volta, e meia hora no mirante.

Subindo pelo Teleférico
Serão umas 3 a 4 horas entre atividade e subida e descida no complexo.

Subindo de carro pelo caminho
Serão umas 4 horas entre atividade e subida e descida de carro pelo caminho.

Subindo a pé pelo caminho (desde o Km 1)
Serão umas 5 a 6 horas entre atividade e subida e descida a pé pelo caminho.

O melhor será levar sua própria refeição, e (talvez) aproveitar o belo visual do mirante.
Também pode aproveitar a comer algo na sua volta, seja na Confeitaria do Teleférico Cerro Otto (se subiu por ele), ou no Refúgio Berghof, que se subiu de carro a curta trilha para chegar a ele está de frente onde estacionou.

 

Informação do site oficial do Teleférico Cerro Otto

Combinações com outras atividades

Como as possibilidades de combinação pode ser variada, mas algumas pode ser difícil de realizar, vamos aqui dividir essas possibilidades em três tipos:
Combinação Ideal: são a melhor combinação
Combinação Normal: a que dá para fazer
Combinação Possível: requer algum tipo de correria, e dificuldade.

Teleférico Cerro Otto e a opção ideal por se encontrar no caminho, ou até mesmo ter que utilizar o mesmo para subir. Eu faria de manhã as atividades do Complexo Cerro Otto, e deixaria para tarde a trilha para Pedra de Habsburgo.

A primeira combinação normal seria Piedras Blancas, mas se for para fazer Trenos recomendamos realizar de manhã, e se possível indo de Carro ou Remis, porque de Transfer não terá muitas chances de combinar a volta. Aí tem diferentes opções para combinar, sendo que só deve optar por uma delas se quiser combinar com a caminhada para Pedra de Habsburgo.

Uma boa combinação para quem só quer fazer Circuito Chico em meio dia. Recomendamos fazer de manhã, e deixar caminhada para Pedra de Habsburgo para tarde.

O parque EUCA que fica de frente para Piedras Blancas tem atividades variadas que recomendamos fazer de manhã, e deixar caminhada para Pedra de Habsburgo para tarde. Melhor para ir de Carro ou Remis, porque de Transfer não terá muitas chances de combinar a volta.

No Centro de Ski Nórdico tem várias opções, mas recomendamos deixar fora o Ski Nórdico e o Snowshoeing, pelo cansaço para uma posterior caminhada, pelo que pode escolher entre Quadriciclos com Esteiras ou Passeio em Defender.
Igualmente, seja qual for que escolher, recomendamos realizar de manhã para qualquer delas, sendo que só deve optar por uma se quiser combinar com a caminhada.
O bom e que a subida pelo caminho para ir a Pedra de Habsburgo começa mesmo desde frente ao Centro de Ski Nórdico.

Diversas outras atividades

Confira também outras atividades que talvez possa gostar…

@2024 - All Right Reserved. Designed and Developed by Axon Telecom

error:

Atividades

Excursões Terrestres

Atividades na Neve

Planejamento

Dicas

De Carro Desde o Brasil

Dirigir na Neve

Relatos

Bariloche – Millena Carvalho

Bariloche – Jaqueline Souza

Dados

Locadoras
de Carros

Ônibus
Urbanos