O Cerro Tronador e um vulcão inativo, e a montanha mais alta do Parque Nacional Nahuel Huapi, com 3.554 metros. O Ventisquero Negro e uma língua glacial que se forma no topo e está coberta por cinzas vulcânicas, o que dá ao gelo sua particular cor negra. O cume está permanentemente coberto de neve e geleiras, e seu derretimento provoca constantes avalanches, sendo esses pedaços de gelo ao cair que produzem o barulho que justifica o nome da montanha.
Mas os atrativos já começam no caminho até lá, onde se encontram mirantes naturais com maravilhosas paisagens, ou fazer paradas nas praias dos lagos Gutierrez ou Mascardi. Depois da Villa Mascardi, o caminho transita entre meio a um maravilhoso bosque, e quando se chega ao rio Manso, que nasce em cima do Tronador e vai mudando de cor ao longo do caminho, pode observar desde a ponte Los Rápidos as trutas nadando apressadas nas águas cristalinas.
Irão continuar por um caminho sinuoso, com uma parada quase obrigatória no Mirante do Lago Mascardi, onde pode se ver a Ilha Coração, para chegar depois até Pampa Linda, ondem podem encontrar serviços de hospedagem e gastronomia. A partir daí começa o caminho para a base do Cerro, e o Ventisquero Negro, uma geleira que desce do Tronador e que se destaca pela cor escura.
Esta atividade e uma passeio que percorre uns 160 km de ida e volta, e somente tem duas formas possíveis de realizar isso.
Desde Bariloche são uns 80 km para chegar no destino, sendo que os últimos 45 km são de pedregulho. E um passeio de umas 9 a 10 horas de duração, e tanto por isso, como por horários de funcionamento do caminho, e recomendando sair entre as 9:00 as 10:00 hs desde Bariloche.
Como mencionado, o caminho tem horários para o sentido de circulação. Estes são:
Horário de entrada (mão única): de Los Rápidos até Pampa Linda, das 10:30 às 14:00 hs.
Horário de saída (mão única): de Pampa Linda até Los Rápidos, das 16:00 às 18:00 hs.
Mão dupla: das 19:30 às 9:00 hs.
IDA
Hospedagem no centro da Cidade até o Km 5
Para o cálculo de tempos, além da distância em quilômetros, e a dificuldade do caminho, temos em conta que irá parar a tirar fotos quando passar frente aos diferentes lagos e outros pontos que mencionaremos. Então, se quiser chegar até Los Rápidos as 10:30 hs, estando no centro ou até o Km 5, deveria sair da sua hospedagem as 9:00 hs. Seja qual for a rua que tomar para sair da cidade, o levara até Estrada RN258 primeiro, que logo de um par de quilômetros empalmara num trevo com a famosa estrada RN40. Logo de pouco mais de 4 km começa a aparecer a sua esquerda o Lago Gutierrez. Para continuar leia Caminho a Tronador.
Hospedagem no depois do Km 5
Para o cálculo de tempos, além da distância em quilômetros, e a dificuldade do caminho, temos em conta que irá parar a tirar fotos quando passar frente aos diferentes lagos e outros pontos que mencionaremos. Então, se quiser chegar até Los Rápidos as 10:30 hs:
Se estiver entre o Km 5 ao Km 11, deveria sair da sua hospedagem as 9:00 hs.
Se estiver do Km 11 ao Km 18, ou na Vila Catedral, deveria sair da sua hospedagem as 8:45 hs.
Se estiver no Llao Llao, Circuito Chico ou na Vila Catedral, deveria sair as 8:30 hs.
Estando depois do Km 5 até em qualquer dos locais mencionados acima compensa sair pelo caminho a Arelauquen. Sem importar onde esteja, deverá chegar até o Cruce a Catedral (pode ver descrição em Cerro Catedral / Formas de realizar ou chegar a esta atividade / Carro).
A partir de aqui terá mais um 1,5 km e chegara a outro trevo, onde tomara a segunda saída, continuando reto pela RP82. Em mais 3,5 km começa a aparecer a sua esquerda o Lago Gutierrez, que os acompanhara por 2 km. Logo novamente se interna entre a vegetação e algumas vivendas, para em 900 metros chegar numa bifurcação na qual se tomara o caminho a direita, seguindo na RP82; a partir deste termina o asfalto. Depois de 1,9 km de terra irá chegar ao empalme com a famosa estrada RN40. Logo de pouco mais de 1 km começa a aparecer a sua esquerda novamente o Lago Gutierrez.
Caminho a Tronador
Após quase mais 25 km, e tendo a esquerda os lagos Gutierrez e Mascardi, se chega na entrada a Vila Mascardi, tomando o caminho que entra a direita, onde o asfalto termina e começa o caminho de pedregulho da estrada RP81, que vai beirando a margem sul do Lago Mascardi. Logo de uns 300 metros se chega no Centro de Informações do Parque Nacional Nahuel Huapi, primeira parada, onde se deve pagar o ingresso ao Parque, sendo o valor por pessoa.
Agora se continua por uns 9 Km onde o caminho se divide em dois, para ir ao Cerro Tronador (a direita) ou na Cascata los Alerces (a esquerda). Depois de tomar a direita em sentido ao Tronador irá cruzar a ponte de madeira acima do Rio Manso, poderá fazer uma parada no Camping Los Rápidos, onde se pode fazer alguma refeição ou simplesmente usar os banheiros do local. A partir de aqui o caminho e de somente uma mão nos horários mencionados.
Depois a viagem continua e 7 Km na frente se chega no Mirante do Lago Mascardi, desde onde se tem um espetacular visual, incluindo o da ilha Piuké Huapí, que em língua Mapuche significa Ilha Coração, algo que fica claro por seu formato.
Desde aqui se continua pelo caminho por quase 23 Km (uns 50 minutos de viagem), com lindíssima paisagem, entre o bosque e começando a ver de longe o Cerro Tronador desde alguns pontos, para chegar no setor de Pampa Linda, onde fica o Camping e Hotel/Restaurante do mesmo nome; único lugar (no inverno) perto da geleira para poder fazer uma refeição ou comida, caso não tenha levado. Aqui tem banheiros.
Desde aí terá mais 6 km para chegar ao estacionamento e mirantes da Geleira Ventisquero Negro e do Cerro Tronador. A parada e longa, o que permite relaxar no local e tirar belas fotos. Se levou alguma refeição, pode ser o lugar ideal, se o clima ajudar.
Ao final se continua até a Base do Tronador, onde pode se fazer uma trilha para ir a Garganta del Diablo, ou ficar na confeitaria do local (se estiver funcionando).
A trilha e de dificuldade baixa, mas requer de calçado apropriado, e depois de alguns minutos se chega a um local rodado de enormes paredes rochosas onde cai uma cachoeira produzida do desgelo da geleira; claro que no inverno não terá um grande caudal, ou até mesmo nenhum.
VOLTA
Pode voltar diretamente a Bariloche, mas se gostam de trilhas, pode decidir fazer uma até uma linda cachoeira chamada “Saltillo de las Nalcas” antes de empreender o retorno.
Se for fazer, e para não se atrasar com os horários para o caminho de volta, recomendo que como máximo comece a mesma até as 15:00 hs.
Voltando da base do Tronador pode estacionar o carro em Pampa Linda, ou até mesmo 400 metros antes, porque justamente desde esse ponto (com um cartaz que informa) começa a trilha para o Saltillo de las Nalcas. Será uma caminhada de uns 45 minutos de ida, para chegar num lugar bem escondido da maioria dos turistas, com uma bela cachoeira, que poderá ter os arredores da lagoa congelados.
Coloque uma meia hora no local, e mais 45 minutos para voltar, e pode calcular umas duas horas para isso. Lembrando que o horário para descer e entre 16:00 e 18:00 hs, e logo disso, teria que esperar até as 19:30 hs.
(*) Caso chegando no posto do “Parque Nacional Nahuel Huapi”, e seja qual for a condição pelo que o pessoal não permita avançar com seu próprio carro, mas sim permitem o avance de veículos de agencias (preparados), tem duas alternativas: estacionar o carro aí e pegar a próxima Van que passe por aí, ou (e para não perder o dia) voltar atrás e ir de passeio a El Bolsón, já que estará (desde esse ponto) a 97 km de esta última cidade.
E a uma boa opção para quem está sozinho, ou não quer complicações alugando um carro, mas que dará menos independência e flexibilidade ao realizar este passeio, para definir o tempo das paradas, e até mesmo os locais onde parar. Também pode ser enjoativo dentro de uma Van. As saídas são normalmente as 9:00 hs e dura aproximadamente 9 hs.
Depois de sair do centro da cidade, se pega a famosa RN40 e se percorrem 30 km, desfrutando a sua esquerda os lagos Gutierrez e Mascardi, para chegar na entrada a Vila Mascardi, onde o asfalto termina e começa o caminho de pedregulho beirando a margem sul do Lago Mascardi. Logo de uns 300 metros se chega no Centro de Informações do Parque Nacional Nahuel Huapi, primeira parada, onde se deve pagar o ingresso ao Parque, sendo o valor por pessoa.
A viagem continua para depois de cruzar a ponte de madeira acima do Rio Manso, fazer uma segunda parada no Camping Los Rápidos, onde se pode fazer alguma refeição ou simplesmente usar os banheiros do local.
Se mesmo o ponto principal desta atividade e o próprio Cerro Tronador, o caminho até lá, assim como alguns outros lugares são em se mesmos pontos de interesse para este passeio.
Dependendo da forma escolhida para ser realizado você poderá desfrutar deles com os tempos necessários.
Enumeramos aqui os principais pontos de interesse do caminho (já descrito acima) até chegar na base do Cerro Tronador
Lago Guiterrez: Rodeado pelos cerros Catedral, Otto e Ventana, o lago Gutierrez os acompanhara na primeira parte da viagem, e no final na volta. Pode ser uma boa ideia uma parada em alguma das suas praias, para alguma foto de lembrança.
Lago Mascardi: Este e o segundo lago que verão indo que se mesmo oferece diferentes paradas, talvez a melhor seja Playa Negra. Pode ser uma boa ideia uma parada em alguma das suas praias, para alguma foto de lembrança.
Mirante da Ilha Coração: Ainda em frente ao Lago Mascardi, tem uma parada obrigatória no caminho para desfrutar do visual e tirar belíssimas fotos.
Ventisquero Negro: A principal atração encontrasse ao chegar na Base do Cerro Tronador, para apreciar o Ventisquero Negro, uma geleira que desce do Tronador e que se destaca pela cor escura, por causa das avalanches de gelo e barro.
Cerro Tronador: Se mesmo se vê desde diferentes pontos, desde a Base terá uma ideia da imponência deste vulcão inativo, o mais alto da região.
Garganta del Diablo: Se gosta de caminhar, e fazendo uma pequena trilha se chega até a Garganta del Diablo, onde podem se ver algumas cachoeiras vindas das geleiras do Tronador.
CACHOEIRA SALTILLO DAS NALCAS
Somente para quem vai de carro!
Para amantes das caminhadas, e para quem tiver ido de carro, antes de voltar para Bariloche pode visitar o Saltillo das Nalcas; uma bela cachoeira em que muitas vezes no inverno sua poça fica congelada.
Pode parar o carro no setor de Pampa Linda, ou até mesmo 400 metros antes (no sentido a Bariloche), porque justamente desde esse ponto (com um cartaz que informa) começa a trilha para o Saltillo de las Nalcas. E uma caminhada de uns 45 minutos de ida, para chegar num lugar bem escondido da maioria dos turistas, com uma bela cachoeira, que poderá ter os arredores da poça de água congelados.
Coloque uma meia hora no local, e mais 45 minutos para voltar, e pode calcular umas duas horas para isso. Lembrando que o horário para descer e entre 16:00 e 18:00 hs, e logo disso, teria que esperar até as 19:30 hs.
Então, e se mesmo já mencionado no post para realizar de carro, para não se atrasar com os horários para o caminho de volta recomendamos que como máximo comece a mesma até as 15:00 hs.
Como quase todo em Bariloche, panejar que dia irá depender em muitos casos do clima antes e durante, assim como se tem ou não neve, dependendo do tipo de atividade.
Por outro lado, deve saber que roupas e calçado e recomendado vestir, assim como outros dados que aqui avaliamos para Cerro Tronador.
E fundamental verificar a situação do clima porque o caminho pode se complicar se pegar uma nevasca forte. Recomendamos ver nosso Reporte Diário do Tempo no nosso Grupo do Facebook
Para entender mais do tempo em Bariloche recomendamos ler sobre o Clima.
Neve e caminhos
O caminho a Tronador pode ficar bem complicado se tiver neve, pelo que para ir de carro seguem as seguintes recomendações.
No dia anterior entrar no site do Departamento de Estradas, clique em “Parte de Transitabilidad” e no reporte que irá a abrir, procure como está a “Ruta Provincial Nº 81”.
Igualmente recomendo no dia anterior e no mesmo dia (antes de sair) ligar para Parques Nacionales, no telefone +54 294 423111 Ramal 113 para confirmar, ou passar pelo Centro de Informes da Intendência do Parque na Av. San Martín 24. Os horários de atendimento ao público são sábado e domingo de 10 a 18 hs, e de segunda a sexta de 8 a 17 hs. Por último pode também consultar na Secretaria de Turismo, que fica no Centro Cívico, e funciona todos os dias das 8:00 a 21:00hs.
Começamos falando que para se vestir em lugares frios a melhor forma e utilizar o sistema de “Camadas”, pelo que para entender melhor estes princípios recomendamos ler Roupas e Calçado.
Para as atividades deste dia será muito importante que, acima da Blusa, você tenha um Fleece ou Moletom, e claro, uma Jaqueta Impermeável. Um bom par de luvas e calçado confortável, mas com meias de agasalho. Se tiver botas de trekking, leve, se não, um bom par de tênis.
Em todos os casos, você deve ir medindo a sua temperatura e conforto corporal. Se sente muito calor, tal vez seja momento de abrir ou tirar a jaqueta, ou até mesmo o Fleece; mas lembre-se: nunca tome frio no peito.
Se for fazer por conta própria não tem horário fixo para sair, mas sim, horários recomendados ou mínimos, por causa do caminho ter horários para o sentido de circulação de ida e volta.
Se for fazer por agência só tem um horário de saída.
Carro – Pode sair até as 12:00 hs, sendo que se quer aproveitar ao máximo este passeio recomendamos sair até as 9:00 hs, com o que chegara até as 10:30 hs no setor de Los Rápidos, momento da abertura no sentido a Tronador.
Horário de entrada (mão única): de Los Rápidos até Pampa Linda, das 10:30 às 14:00 hs.
Horário de saída (mão única): de Pampa Linda até Los Rápidos, das 16:00 às 18:00 hs.
Mão dupla: das 19:30 às 9:00 hs.
Agência – Sai as 9:00 hs e estará de volta as 18:00 hs.
Podem realizar a atividade todas as pessoas sem distinção de idade.
Se fazer por Agência, crianças até 2 anos não pagam.
Seja por conta própria ou agência, e uma atividade de dia inteiro, ocupando umas 9 horas.
A primeira opção para fazer uma refeição pode ser no Camping Los Rápidos, mas talvez seja demasiado cedo (uma hora e meia após ter saído), pelo que a melhor opção poderá ser em Pampa Linda, onde tem um hotel/restaurante e poderá desfrutar de algum prato ou comida rápida.
Em todo caso sempre pode levar sua própria refeição, e aproveitar a longa parada frente ao Ventisquero Negro.
Informação no site oficial do Parque Nacional Nahuel Huapi
Informação no site oficial da Pousada Pampa Linda
Não existe possibilidade de combinação com atividades diurnas. Se mesmo existe essa possibilidade com alguma atividade noturna, mas também não recomendamos, porque chegara cansado desta atividade