Um passeio de meio dia, seja de manhã ou de tarde. Para quem somente ira na Cachoeira dos Duendes, e uma trilha ideal para crianças pequenas, pois é fácil e de curta duração.
Já se também pretende ir até o mirante, este presenta uma subida curta, mas íngreme, pelo que não recomendamos com crianças pequenas.
Este passeio se realiza por conta própria, sendo necessário chegar até o local, e a continuação descrevemos as alternativas para isso.
E a opção que mais independência e flexibilidade oferece para realizar esta atividade, sem ficar amarrado a horários.
IDA
Hospedagem no centro da Cidade
Desde o centro será uma viagem de uns 20 quilômetros para chegar na Base do Catedral, que se for com condições normais, tanto meteorológicas como da estrada, dará entre 25 e 30 minutos. Poderá ir pela Av. Bustillo ou pela Av. Pioneros. Indo pela primeira e chegando no Km 8,6 terá um cruzamento e um sinal para virar à esquerda para chegar a um trevo, que seria o mesmo que chegaria vindo pela Av. Pioneros. Para continuar leia Cruce a Catedral.
Hospedagem perto de Av. Bustillo até o Km 8,7
Indo pela Av. Bustillo, e chegando no Km 8,7, terá um cruzamento e um sinal para virar à esquerda, chegando pouco depois ao trevo do cruzamento com Av. Pioneros. Para continuar leia Cruce a Catedral.
Hospedagem perto de Av. Pioneiros até o Km 8,6
Indo pela Av. Pioneros, e chegando no Km 8,6, terá o trevo do cruzamento que vem de Av. Bustillo. Para continuar leia Cruce a Catedral.
Hospedagem perto de Av. Bustillo desde o Km 8,7 até Circuito Chico
Indo pela Av. Bustillo, e chegando no Km 8,7, terá um cruzamento e um sinal para virar à direita, chegando pouco depois ao trevo do cruzamento com Av. Pioneros.
Cruce a Catedral
A união entre Av. Pioneros e Av. Bustillo e conhecida como “Cruce a Catedral”, e a partir de aqui terá mais um 1,5 km e chegara a outro trevo, onde tomara a segunda saída, para continuar pela estrada 82. Em mais 3 km tem um caminho a direita para ingressar na Villa los Coihues, e depois de atravessar a ponte de entrada, se continua por 300 metros, para depois virar no caminho que se abre à esquerda que leva à posto do Guarda Florestal e ao camping Gutiérrez. onde há estacionamento gratuito. Sendo este o ponto de partida para esta trilha.
VOLTA
A volta e simplesmente pelo caminho que foi.
Se você está sozinho esta não é a opção indicada, mas se você está em grupo de 3 a 4 pessoas, ir de Remis o Taxi será uma boa opção.
Se tiver interesse em conhecer o percurso desde o centro até a Estação da Guarda Florestal assim como detalhes do caminho, recomendamos ler a opção de carro.
IDA
Tempos aproximados para chegar dependendo da sua hospedagem
(em condições normais, tanto meteorológicas como da pista)
Hospedagem no centro da Cidade: 25 a 30 minutos.
Hospedagem perto de Av. Pioneiros ou Av. Bustillo entre o centro até o Km 8,6: 25 a 15 minutos.
Hospedagem perto de Av. Bustillo entre o Km 8,6 até o Km 13: 15 a 25 minutos.
Hospedagem perto de Av. Bustillo entre o Km 13 até o Km 18: 25 a 35 minutos.
Hospedagem no Circuito Chico, a partir do trevo do Km 18 em frente: 35 a 45 minutos.
Quando chegar no estacionamento gratuito do posto do Guarda Florestal, antes do Camping Gutiérrez, sendo este o ponto de partida para esta trilha.
VOLTA
Pode ser uma boa ideia combinar com o mesmo Remis que os levou para que passe por vocês no horário a combinar, ou ter um ou mais números de Remises para chamar.
Esta e uma opção boa para quem procura economizar ao máximo, com boa independência e flexibilidade horários, mas que acurta as margens de tempo se pretende combinar com alguma outra atividade.
IDA
Ponto de partida
Para chegar até esta atividade o ônibus que deve tomar e a Linha 50, que vai desde o centro de Bariloche até o bairro Los Coihues, com uma frequência de 20 minutos a cada de segunda-feira a sexta-feira, e 30 minutos sábados, domingos e feriados. Onde pegar ele e quais horários tem depende da sua localização.
Hospedagem no centro da Cidade
Estando no centro da cidade a parada fica (aproximadamente) no endereço de Rua Moreno 350. A demora em chegar até o Villa los Coihues saindo desde o centro e de aproximadamente 35 minutos.
Hospedagem perto de Av. Pioneros até o Km 7,2
Se você está hospedado entre os Km 1 e Km 7,2 pela Av. Pioneros ou perto dela e só procurar na mesma avenida a parada mais próxima. Como exemplo, a demora em chegar até Villa Los Coihues saindo desde o Km 7 e de aproximadamente 15 minutos.
Se você está hospedado pela Av. Bustillo o melhor será caminhar ou tomar algum transporte até Av. Pioneros e procurar a parada mais próxima.
Villa los Coihues
Desde o ponto onde se desce do ônibus se devera caminhar uns 3 kms por um caminho que beira o Lago Gutierrez para chegar até o posto do Guarda Florestal e ao Camping Gutiérrez, sendo este o ponto de partida para esta trilha.
VOLTA
Ponto de partida
De volta na Vila los Coihues no mesmo ponto.
HORÁRIOS E ITINERÁRIOS
Para ver tabelas completas e saber mais visite a seção Ônibus Urbanos e veja a Linha 50.
A continuação iremos falar do que e como fazer a Cachoeira dos Duendes e o Mirante do Lago Gutierrez. Se mesmo nós recomendamos começar pela Cachoeira para depois ir ao Mirante, pode ser feito na inversa também. Lembrando que pode até mesmo fazer somente um deles, dependendo do seu tempo. Sendo assim, recomendamos começar lendo primeiro Cascata.
MIRANTE DO LAGO GUTIERREZ
Se você estiver indo para fazer somente o Mirante, conta tudo o mencionado para ir na Cascada. Em frente à casa do Guarda Florestal do Lago Gutiérrez fica a placa de entrada na trilha. O caminho é largo e começa com um declive muito ligeiro que margeia o Arroyo Pescadero. É uma trilha autoguiada com informações sobre a floresta andina patagônica e seus processos naturais.
Você tem que prestar muita atenção aos sinais e não sair do caminho. Também é preciso dar uma boa olhada por onde passa, pois existem raízes, pedras ou galhos que podem causar tropeços, além do fato de que poucos metros após o início do percurso o caminho é atravessado por uma ciclovia.
Chegando a um desvio, deverá continuar a esquerda para ir ao Mirante do Lago Gutierrez (mesmo desvio leva a Praia Muñoz e ao Refúgio Emilio Frey). Se for à direita continua para Cachoeira dos Duendes. Se tiver ido primeiro a este lugar e está voltando da cachoeira, e só virar à direita quando voltar a encontrar o cartaz.
Esta trilha e íngreme e com raízes presentes. Use um bom calçado, pois é fácil de escorregar na terra solta ou na presença de lama.
O mirante oferece uma vista panorâmica do Lago Gutiérrez e das colinas circundantes.
Você volta pelo mesmo caminho, prestando atenção nos cruzamentos de caminhos para não se perder.
CACHOEIRA DOS DUENDES
A entrada da trilha está bem-sinalizada com uma placa localizada em frente a casa do Guarda Florestal do Lago Gutiérrez. O caminho é largo e começa com um declive muito ligeiro que margeia o Arroyo Pescadero. É uma trilha autoguiada com informações sobre a floresta andina patagônica e seus processos naturais.
Você tem que prestar muita atenção aos sinais e não sair do caminho. Também é preciso dar uma boa olhada por onde passa, pois existem raízes, pedras ou galhos que podem causar tropeços, além do fato de que poucos metros após o início do percurso o caminho é atravessado por uma ciclovia.
Chegando a um desvio, indica continuar à direita (o da esquerda leva ao Mirante do Lago Gutierrez, Praia Muñoz e ao Refúgio Emilio Frey). A poucos metros se atravessa uma ponte e chega à esta pequena cachoeira.
O lugar, calmo, convida a ficar um pouco. Se for argentino levaria uma garrafa com água quente para tomar uns chimarrões, mas vale se for café.
Se volta pelo mesmo caminho, prestando atenção na encruzilhada para não se perder, principalmente se na volta pretende fazer o Mirante do Lago Gutierrez.
Como quase todo em Bariloche, panejar que dia irá depender em muitos casos do clima antes e durante, assim como se tem ou não neve, dependendo do tipo de atividade.
Também se vai combinar ou não com outro passeio.
Por outro lado se deve saber que roupas e calçado e recomendado vestir, assim como outros dados que aqui avaliamos para ir ao Cachoeira dos Duendes e Mirante do Lago Gutierrez.
Conhecer o clima para o dia e algo de grande ajuda, porque permitirá saber de possíveis chuvas ou nevadas, e se preparar para cada caso.
Se tiver sol será muito melhor, mas se nevar e não for intenso, será simplesmente maravilhoso este passeio. Se tiver ventos muito fortes não recomendamos muito, por se tratar de uma caminhada no bosque, e com isso, o risco de quebrar algum galho e cair acima de alguém.
Para isso podem ver nosso Reporte Diário do Tempo no nosso Grupo do Facebook
Para entender mais do tempo em Bariloche recomendamos ler sobre o Clima.
Neve e caminhos
Falando em neve, nos últimos anos tem sido muito poucas as nevadas que acontecem a nível de cidade, mesmo assim, se tiver possibilidades de nevadas, ou tiver nevado nesse dia, ou no dia anterior, e bom verificar o estado da pista até lá, principalmente se irá de carro.
O caminho até Villa los Coihues e todo asfaltado, e mesmo quando neva, está dentro das “ruas com prioridade” no qual, a Prefeitura aciona um plano de “limpeza de neve das ruas”. Para saber mais leia Vias Prioritárias (em breve).
Igualmente os últimos 3 km desde a Villa los Coihues até o posto da Guarda Florestal do Lago Gutiérrez são de terra, não está dentro das vias prioritárias, e se nevar forte pode ficar complicado.
Começamos falando que para se vestir em lugares frios a melhor forma e utilizar o sistema de Camadas, pelo que para entender melhor estes princípios recomendamos ler Roupas e Calçado.
Para as atividades deste dia será muito importante que, acima da Blusa, você tenha um Fleece ou Moletom, e claro, uma Jaqueta Impermeável. Será bom levar um par de luvas, principalmente se for fazer o Mirante.
Em todos os casos, você deve ir medindo a sua temperatura e conforto corporal. Se sente muito calor, tal vez seja momento de abrir ou tirar a jaqueta, ou até mesmo o Fleece; mas lembre-se: nunca tome frio no peito.
Não tem um horário de funcionamento, por ser um lugar público e inclusive, não precisar de registro de trekking prévio, mas tendo em conta a época do ano recomendamos os seguintes horários para não terminar as atividades sem luz de sol.
Junho e Julho
A princípios de junho o sol sai as 9:00, horário vai indo até as 9:10 hs a meados de mês, onde vai se manter até meados de julho, quando voltara a ir caindo novamente até as 9:00 hs para final de julho.
Durante todo o mês de junho o sol se esconde perto das 18:25 hs. A princípio de julho começa indo para as 18:30 hs, aumentando gradativamente até chegar a se esconder as 18:50 hs a final de julho.
Agosto
Já a princípios de agosto o sol sai perto das 8:50 hs, a meados desse mês as 8:35 hs e a final do mesmo as 8:10 hs. Da mesma forma princípios de agosto o sol se esconde as 18:50 hs, a meados desse mês as 19:05 hs e a final do mesmo as 19:20 hs.
Setembro
Setembro começa com sol saindo as 8:10 hs, a meados desse mês as 7:45 hs e a final do mesmo as 7:20 hs. O sol se esconde a princípios de setembro as 19:20 hs, a meados desse mês as 19:35 hs e a final do mesmo as 19:50 hs.
Crepúsculos
Aos horários anteriormente mencionados deve somar que terá mais 30 minutos de luz no horizonte de crepúsculo matutino e vespertino, respectivamente.
Podem realizar a atividade todas as pessoas sem distinção de idade, mas a subida para o Mirante do Lago Gutierrez não recomendada para crianças pequenas, pessoas idosas, ou pessoas que tenham dificuldade de mobilidade.
Formas de traslado
Para se trasladar até Villa los Coihues de Ônibus, crianças até 3 anos não pagam.
Somente Cachoeira dos Duendes
Para ir e voltar até Villa los Coihues, no pior dos casos (que seria ônibus) pode levar 2 horas de ida e volta. Se for de ônibus então deve somar mais uma hora e meia de caminhada (ide e volta) até o começo da trilha.
Se somente for realizar a Cachoeira dos Duendes com mais uma hora será tempo suficiente.
Com isto pode colocar de 3 a 4 horas para essa atividade no dia.
Cachoeira dos Duendes + Mirante do Lago Gutierrez
Como mencionado no ponto anterior, vai consumir (no pior dos casos) 3 horas e meia para ir e voltar até o ponto de partida da trilha.
Se além de Cachoeira dos Duendes na volta vai para o Mirante consumiremos em total umas 3 horas.
Com isto pode colocar de 4 a 5 horas para essa atividade no dia.
O melhor será levar sua própria refeição, e (talvez) aproveitar o belo visual do mirante.
Se fizer ambas as atividades, mesmo indo de carro (que demoraria menos tempo) as possibilidades de combinação são com atividades noturnas (ver matéria dessas atividades).
Já se fizer somente a cachoeira tem várias opções.
Algumas pode ser difícil de realizar, vamos aqui dividir essas possibilidades em três tipos:
Combinação Ideal: são a melhor combinação
Combinação Normal: a que dá para fazer
Combinação Possível: requer algum tipo de correria, e dificuldade.
A verdade que não temos algo ideal para recomendar, mas se for para mencionar um poderia ser Cerro Catedral por causa de ficar relativamente a caminho (mas tem que se desviar) quando estiver descendo do mesmo. Mas somente desde que tenha ido a Catedral a passeio e saindo do mesmo até as 15:00 hs.
Nota: Em todo caso se não estiver de carro não vemos que esta opção seja possível de ônibus, pelo menos nesses tempos.
Poderia fazer com Colônia Suíça e este dia ficaria completamente dentro de passeios não pagos, mas tentando sair até as 13 horas, para poder aproveitar a tarde na Colônia.
Também pode optar por:
Circuito Chico desde que fizer de manhã, e deixar para o que sobre no tempo na tarde.
Teleférico Cerro Otto fazendo de tarde, mas tentando sair até as 13 horas, para poder aproveitar bem o que o Cerro Otto oferece.
EUCA de tarde ou de manhã.
Nota: Em todos os casos, se não estiver de carro ficara muito apertado em tempos.
Poderia ser feito com Piedras Blancas ou Centro de Ski Nórdico, desde que fizer de manhã, e deixar para o que sobre no tempo na tarde, mas sinceramente NÃO RECOMENDAMOS, porque seguramente se deveriam se trocar de roupas antes de partir para a Cachoeira, e isso complicaria tempos e logística.