O Cerro Campanário faz parte da lista de visitas obrigatórias em sua viagem a Bariloche.
Lá é possível se maravilhar com a visão de uma das oito vistas panorâmicas mais impressionantes do mundo, segundo a Revista do National Geographic.
No topo, será possível visualizar de forma fantástica visuais dos lagos Nahuel Huapi e Moreno, da lagoa El Trébol, da península San Pedro, a ilha Victoria, e os Cerros Otto, López, Goye, Bellavista, Catedral, Capilla, o hotel Llao Llao, assim como da Colônia Suíça.
Além disso, você também poderá aproveitar algumas das sobremesas caseiras ou bebidas quentes (deliciosas) que são vendidas no local enquanto admira a belíssima paisagem.
Normalmente os visitantes o incluem em suas rotas quando realizam o Circuito Chico, mas também é possível visitar o local de forma isolada.
Nas próximas linhas, deixaremos dicas para que você chegue e aproveite o passeio da melhor forma!
Esta atividade consiste em subir por cadeirinhas abertas (bondinho) até o cume deste cerro para apreciar o visual, e os tickets se compram no lugar, mas para realizar esta atividade se deve primeiro chegar até o Cerro Campanário, e a continuação descrevemos as formas possíveis.
Quer independência e flexibilidade de horários? Essa opção é pra você!
Mas é bom lembrar que, caso vá alugar um carro somente para ir ao Cerro Campanário, talvez não valha a pena financeiramente falando. O trajeto dependerá de onde você partirá, por isso abaixo deixaremos algumas possibilidades para sua ida.
IDA
• Ponto de Partida: Centro de Bariloche
Saindo do centro de Bariloche, você percorrerá aproximadamente 18 quilômetros para chegar no Cerro Campanário. O trajeto normalmente leva entre 25 a 30 minutos, levando em consideração as condições meteorológicas e da pista, o que pode variar entre as épocas do ano.
Ao sair do centro você deverá pegar a Avenida Bustillo em sentido a Llao Llao, não tem erro.
• Ponto de partida: Av. Pioneiros até o Km 8,6 x Av. Bustillo até o Cerro Campanário
Saindo de um desses pontos acima, basta se dirigir ao Porto San Carlos (de frente ao Centro Cívico). No trajeto, à direita verão algumas praias, residências e hospedagem, com bonitos jardins e píeres ao lado do grande espelho azul do lago Nahuel Huapi. É possível também visualizar um incrível cenário de montanhas do outro lado do lago, que se for no inverno com certeza estarão branquinhas de neve.
Continuando por Av. Bustillo no Km 3,6 encontrasse o Club Náutico com os mastros dos seus veleiros apontando para o céu.
Continuando nossa rota, chegaremos a Praia Bonita no Km 7,5, que está de frente para a Ilha Huemul, e logo atrás é possível visualizar a pequena Ilha Galinhas.
As águas do Lago Nahuel Huapi a partir deste ponto e até chegar a Vila Campanário formam parte do Braço Campanário.
Caso você esteja partindo da Av. Pioneros ou perto, você deverá se direcionar para Av. Bustillo, podendo fazer isso a qualquer momento ou indo pela Av. Pioneros até chegar no Km 8,6 onde encontrará o trevo do cruzamento para descer e seguir a Av. Bustillo.
No Km 10,5 você chegará a Porto Moreno, continuando e já no Km 12, a praia à direita se chama Bahia Serena. A partir deste ponto e até o Km 16,5 você se encontrará no meio de um bosque de ciprestes e coníferas, junto a urbanização, vendo o lago só poucas vezes, para no Km 17,5 aparecer a base do Cerro Campanário, onde poderá estacionar e por fim aproveitar a vista incrível.
• Ponto de partida: Av. Bustillo x Cerro Campanário até Circuito Chico
Nesse ponto, a rota deverá ser inversa. Seja caminho ao Llao Llao, ou sentido a Colônia Suíça, terá que ir em sentido ao centro de Bariloche, para no Km 17,5 estacionar na Base do Cerro Campanário.
VOLTA
A volta é simples, basta seguir o caminho feito, logicamente considerando seu ponto de partida.
Outra boa opção com independência e flexibilidade, principalmente se está em dois ou mais pessoas.
IDA
Para sua programação colocaremos alguns tempos de demora em chegar de Remis dependendo da localização.
Hospedagem no centro da Cidade
Neste caso será uma viagem de uns 18 quilômetros para chegar no Cerro Campanário, que se for com condições normais, tanto meteorológicas como da pista, dará entre 25 a 30 minutos.
Hospedagem fora do centro da Cidade
As formas de chegar serão similares, seja indo desde os quilômetros ou Circuito Chico. Para saber quanto demora em chegar dependerá da sua localização; por exemplo:
Se estiver até o Km 3 uns 20 minutos.
Se estiver até o Km 8 uns 15 minutos.
Se estiver até o Km 12 ou no Llao Llao, uns 10 minutos.
Se estiver no Cerro Catedral uns 30 minutos.
VOLTA
A volta e simplesmente pelo caminho que foi.
Esta é uma é uma boa opção para aqueles que procuram economizar ao máximo, com boa independência e flexibilidade de horários.
IDA
Ponto de partida
O ônibus que passa em frente ao Cerro Campanário é a linha 20, que vai desde o centro de Bariloche até Llao Llao com uma frequência de 20 minutos, onde pegar e quais horários, vai depender da sua localização.
Hospedagem no centro da Cidade
Estando no centro da cidade, as duas prováveis paradas mais próximas estão (aproximadamente) nos endereços: Rua Moreno 460 (a primeira) e Av. San Martin 64 (a segunda). O tempo que leva para chegar até o Cerro Campanário, saindo do centro, é de aproximadamente 30 minutos.
Hospedagem perto de Av. Bustillo até o Km 8,7
Se você está hospedado entre os Km 1 e Km 8,7 pela Av. Bustillo ou perto dela, é só procurar na mesma avenida a parada mais próxima. Como exemplo, demora para chegar até o Cerro Campanário, saindo desde o Km 7, aproximadamente 15 minutos
Hospedagem perto de Av. Pioneiros até o Km 8,6
Se você está hospedado entre os Km 1 e Km 8,6 pela Av. Pioneros ou perto dela, o melhor será caminhar ou pegar algum transporte até Av. Bustillo e procurar a parada mais próxima. Como exemplo, demora para chegar até o Cerro Campanário, saindo desde o Km 7, é de aproximadamente 15 minutos
Hospedagem perto de Av. Bustillo desde o Km 8,7 até Llao Llao
Lembrando que o Cerro Campanário está no Km 17,5, se estiver suficientemente perto e só ir caminhando, caso contrário e só procurar na mesma avenida a parada mais próxima. Se estiver após o Km 17,5, em sentido a Llao Llao, deverá pegar a linha 20 em sentido ao centro.
Como exemplo, demora para chegar até o Cerro Campanário, saindo desde o Km 10, é de aproximadamente 10 minutos. Já se estiver no Llao Llao demora uns 15 minutos.
Hospedagem no Circuito Chico, desde o trevo do Km 18 até Bahia Lopez
Já que o Cerro Campanário está no Km 17,5, se estiver suficientemente perto e só ir caminhando, caso contrário só poderá pegar a linha 10 voltando em sentido ao centro, sendo que a frequência dela é longa.
VOLTA
Ponto de partida
Perto da Base do Cerro Campanário tem as paradas de ônibus, ambos os sentidos, dependendo do seu destino.
HORÁRIOS E ITINERÁRIOS
Para ver tabelas completas e saber mais visite a seção Ônibus Urbanos e veja a linha 20.
A visita ao Cerro Campanário pode ser realizada aproveitando o Tour do Circuito Chico, ou até mesmo ir em forma independente.
Uma vez na Base do mesmo, que fica no Km 17,5 da Av. Bustillo, seja qual for a forma de ter chegado, os tickets se compram na bilheteria, para com eles poder subir pela Aerosilla (cadeirinha aberta).
Subida
Subir pela Aerosilla (cadeirinha aberta) será o começo deste passeio para desfrutar de um dos melhores visuais de Bariloche. Suas 40 Aerosillas percorrem o trajeto que vai, da estação inferior a 770 metros, até a estação superior localizada no topo do Cerro Campanário a 1.050 metros. São um total de 640 metros de percurso e a viagem demora 7 minutos. Cada Aerosilla pode transportar até 2 passageiros.
Quando estiver chegando no cume podem se preparar para a clássica foto que logo poderão comprar.
Passeio apreciativo
Uma vez no cume tem dois mirantes que permitem uma maravilhosa vista de 360°, podendo ver os lagos Nahuel Huapi e Moreno, da lagoa El Trébol, da península San Pedro, a ilha Victoria, e os Cerros Otto, López, Goye, Bellavista, Catedral, Capilla, o hotel Llao Llao, assim como da Colônia Suíça, além da cidade de San Carlos de Bariloche. Tudo está indicado, com desenhos em quadros, com os nomes dos Cerros e lagos.
Se o dia estiver lindo, tem um belo deck de frente para o lago Nahuel Huapi, onde pode ficar sentado para apreciar o visual enquanto descansa, ou faz alguma refeição que poderia ter levado.
Confeitaria
No cume tem uma confeitaria bem aquecida para quem quiser saborear algum prato típico, ou sobremesas caseiras, acompanhada de alguma bebida quente, enquanto admira a paisagem através de uma enorme janela voltada para o oeste.
Descida
Logo de um par de horas já estarão descendo, e recomendo levar o celular (ou câmera) na mão, porque vale a pena registrar esse visual.
Uma variante para quem gosta de trilhas, e dependendo do tempo que tenha, e descer caminhando por um sendeiro que está bem sinalizado e com cartazes informativos sobre a flora.
Como quase tudo em Bariloche, planejar que dia irá depender muito do clima antes e durante, assim como se tem ou não neve, dependendo do tipo de atividade que quer.
É preciso pensar também se vai combinar ou não com outro passeio.
Por outro lado, é necessário saber que roupas e calçado são recomendados para vestir, assim como outros dados que aqui avaliamos para ir ao Cerro Campanário.
Conhecer o clima para o dia é algo de grande ajuda, porque permitirá saber de possíveis chuvas ou nevadas, e se preparar para cada caso.
É uma atividade que pode ser feita de ambas as formas. As chuvas em Bariloche, nesta época, não acostumam ser fortes, mas se as nuvens estiverem baixas, terá pouca visibilidade; algo que é fundamental para este dia. Se tiver sol será muito melhor, mas se nevar e não for intenso, agregará um charme adicional.
Para saber como se informar do clima em Bariloche recomendamos ler sobre o Clima.
Neve e caminhos
Falando em neve, nos últimos anos tem tido poucas nevadas, principalmente perto do lago, mas se tiver possibilidades de acontecer, ou tiver nevado no dia, é bom verificar o estado da pista até lá, principalmente se vai de carro.
O caminho até Cerro Campanário é todo asfaltado, e mesmo quando neva, está dentro das “ruas com prioridade” no qual, a Prefeitura aciona um plano de “limpeza de neve das ruas”. Para saber mais leia Vias Prioritárias (em breve).
Começamos essa destacando que para se vestir em lugares frios, a melhor forma é utilizar o sistema de “camadas”, pelo que para entender melhor estes princípios recomendamos ler Roupas e Calçado.
Para as atividades deste dia será muito importante que, acima da blusa, você tenha um fleece ou moletom, e claro, uma jaqueta Impermeável. É fundamental levar um par de luvas.
Em todos os casos, você deve ir medindo a sua temperatura e conforto corporal. Se sentir muito calor, talvez seja o momento de abrir ou tirar a jaqueta, ou até mesmo o fleece; mas lembre-se: nunca tome friagem no peito.
A confeitaria no cume do Cerro Campanário estará aquecida, então, se ingressar, tire as roupas em excesso, mesmo que isso signifique o incomodo de ficar com elas na mão. Desta forma você evitará o suor que irá molhar sua roupa, fazendo passar frio na hora de sair.
E antes de ir embora, vista todas elas, evitando choque de frio exterior.
Funciona todos os dias, das 9:00 a 17:30 hs, horário da última subida. O último descenso (e fechamento) e as 18:00 hs.
Podem realizar a atividade todas as pessoas sem distinção de idade; as crianças até 5 anos não pagam, e de 6 a 12 anos pagam como menor.
Formas de traslado
Para se trasladar até Cerro Campanário de Ônibus, crianças até 3 anos não pagam.
Para realizar Cerro Campanário 2 horas será tempo suficiente.
A confeitaria do cume pode permitir um bom café ou chocolate quente com alguma porção de bolo, ou até mesmo desfrutar algum prato típico.
Em todo caso sempre pode levar sua própria refeição, e aproveitar o deck com bela vista ao Nahuel Huapi.
Para mais informações pode visitar o site oficial de Cerro Campanário
Como as possibilidades de combinação podem ser variadas, mas algumas pode ser dificil de realizar, vamos aqui dividir essas possibilidades em três tipos:
Combinação Ideal: são a melhor combinação
Combinação Normal: a que dá para fazer
Combinação Possível: requer algum tipo de correria, e dificuldade.
CIRCUITO CHICO
Aproveitar a fazer o Cerro Campanário dentro deste Circuito a melhor opção, por estar no caminho desse passeio. Sendo assim, recomendamos ver Circuito Chico.
ILHA VICTORIA E BOSQUE DE ARRAYANES
O passeio Ilha Victoria e Bosque de Arrayanes pode ser feito de dia inteiro ou meio-dia, e nesta última opção que você pode combinar.
Para isso deverá realizar o Cerro Campanário de manhã, para chegar em Puerto Pañuelo até as 13:00 hs, já que a embarcação sai as 13:30 hs.
TELEFÉRICO CERRO OTTO
O Teleférico Cerro Otto está de caminho na volta de Cerro Campanário (pela Av. Pioneros), e dependendo que queira (ou possa) realizar nele, essa visita poderá levar entre 3 a 4 horas, pelo que pode ser combinada perfeitamente na tarde.
PIEDRAS BLANCAS
A verdade e que não seria o mais recomendando, mas para quem está com pouco tempo em Bariloche e não sabe como encaixar alguns passeios, está ainda e uma opção possível, mesmo que não seja cômoda.
Para começar você deveria ter feito Piedras Blancas de manhã, e somente indo de carro ou Remis (se depender de Transfer esqueça). Sendo assim poderia estar liberado até as 13 horas.
Então devera descer, ir no Hotel, se trocar de roupas, e ir até Cerro Campanário com alguma das formas possíveis.