No dia 22 de maio de 2019 houve um trágico acidente em Santiago de Chile, onde uma família inteira perdeu a vida depois de aspirar monóxido de carbono, por causa de algum problema do sistema de aquecimento a gás.
A intenção não é entrarmos aqui em detalhes do porquê deste lamentável acidente, mas sim falar do assunto para levarmos mais tranquilidade para quem vai se hospedar em hotéis ou casas de aluguel. Primeiro falaremos dos sistemas de aquecimento que poderá encontrar na sua hospedagem, e até porque pode consultar antes de reservar, e escolher o que você quer, mas também, deixaremos uma explicação de como proceder ante dúvidas referente ao sistema de aquecimento por gás mencionado.
É o sistema mais utilizado em hotéis e casas de médio e alto padrão. O calor é produzido numa caldeira (normalmente a gás) localizada em uma sala específica (arejada e segura), é distribuído para os elementos terminais (radiadores) por meio da água, emitindo o calor para os ambientes que dele necessitem. A temperatura pode ser controlada normalmente por termostato digital ou analógico
Além de serem os sistemas mais eficientes, são os mais saudáveis. Igualmente, tente regular para não dormir com temperaturas muito altas.
O Piso Aquecido é um sistema de aquecimento onde tubos por onde circula água quente são instalados sob o piso para irradiar calor para todo o ambiente a partir do chão. Dessa forma, o calor tem origem no piso e tende a subir obedecendo a mais básica das leis da física: o ar quente sobe e o ar frio desce.
Ao igual que os Radiadores, dependem de uma caldeira que aquece a água, e possui um termostato digital ou analógico, que permite controlar a temperatura.
É comum em algumas casas, geralmente de padrão médio ou alto.
Também é um sistema muito saudável, por não queimar oxigênio, mantendo a umidade do ar. Uma desvantagem deste sistema podem ser os pés inchados no final da noite, por isso, mantenha a temperatura em níveis toleráveis.
É muito difícil ver estes aquecedores em hotéis. Encontram-se maioritariamente em casas ou apartamentos de aluguel, embora em muitas destas residências (principalmente as que têm maior poder aquisitivo) se vejam sistemas acima mencionados.
Em todos os casos trata-se de “Aquecedores de Tiragem Balanceado”, sendo que a grande maioria das casas na Argentina tem este tipo de aquecimento, e estes equipamentos são homologados pelo INTI (Instituto Nacional de Tecnologia Industrial).
Este tipo de aquecedores tem uma câmara estanque isolada do ambiente a ser aquecido, o que o torna adequado para uso em ambientes fechados e pode permanecer aceso durante a noite. Ele tem um tubo que o conecta com a parte externa, retirando oxigênio de fora e descartando a combustão também de fora, o que os fazem muito seguros, e não diminui a qualidade do ar no ambiente de aquecimento.
Eles fornecem um calor envolvente que não causa dor de cabeça ou sensação de falta de ar, embora possam ressecar um pouco as membranas mucosas, especialmente se estiverem na potência máxima, pelo que recomendamos colocar no mínimo na hora de dormir, e se preferir, pode deixar alguma janela levemente aberta para permitir sempre uma ventilação extra.
Falhas em este tipo de equipamentos são praticamente nulas, se os mesmos estiverem bem instalados e mantidos, algo que acontece em 100 % das casas e apartamentos de aluguel em Bariloche. De fato. Este tipo de acidente praticamente não acontece na região turística de Bariloche.
Mas e se acontecer? Como saber? O que fazer?
Monóxido de carbono. Que é, e como detectar
O monóxido de carbono é uma substância tóxica que entra no corpo através da respiração.
É um gás não irritante, e não exala odor, por isso sua presença passa despercebida. Pode causar dores de cabeça, náuseas, vômitos, desmaios e, se não agir a tempo, até a morte, por isto, esteja alerta aos sintomas para entender se está frente a esta situação.
Mas se quiser se sentir mais seguro, consulte a propriedade a reserva que tiver este tipo de aquecimento se tem um Detector de Monóxido de Carbono, ou, caso contrário, você pode comprar um portátil para levar.
Que fazer em caso de vazamento de monóxido de carbono
O primeiro que você deve fazer é abrir todas as janelas e portas imediatamente, e pedir ajuda. O que a pessoa precisa para combater o envenenamento por CO e oxigênio, por isso, respirar ar puro é a primeira medida. Imediatamente, solicite ajuda.
Em Bariloche tenha anotado o número da Defesa Civil, que é o 103, e ligue de qualquer telefone ou celular.