Clima em Bariloche

Clima

Pela sua localização ao norte da Patagônia, Bariloche não tem climas extremos (como no Sul), e que as quatro estações do ano são bem diferenciadas.
O clima é fortemente influenciado pelos constantes ventos úmidos do Oceano Pacífico após a passagem pela Cordilheira dos Andes, o que gera uma variação significativa nas chuvas de oeste para leste. Os níveis de precipitação variam de 4.000 mm por ano em áreas montanhosas, como por exemplo Puerto Blest, a apenas 600 mm por ano na área do rio Limay (área de ingresso a Bariloche pelo Leste).
A temperatura média anual da cidade mal ultrapassa os 8ºC. No inverno, os máximos ficam entre 8ºC e 10ºC, enquanto os mínimos podem chegar a -10ºC. No verão as temperaturas são muito agradáveis. Os máximos estão em torno de 30ºC e os mínimos geralmente não ficam abaixo de 10ºC.

Conhecer o clima permite a você planejar a roupa que deverá levar ou alugar, planejar atividades, estar preparado se estiver de carro, e até decidir hospedagem, entre outros.
Para isso faremos um resumo a traves dos seguintes pontos.

Inverno
É a estação mais fria do ano, com abundantes nevadas. A temperatura média ronda os 8ºC. As máximas durante o dia podem subir até 13ºC, embora à noite o termômetro possa despencar para -10ºC. Além de ser a estação mais chuvosa e com maiores nevadas, as temperaturas permitem que estas últimas perdurem por maior tempo, principalmente na zona de montanha.

Primavera
O clima ainda é fresco e pode ocorrer nevadas. É conhecida como a estação dos ventos e as chuvas continuam a marcar presença, embora diminuam à medida que avançamos para o verão. A temperatura durante o dia varia entre 8ºC e 18ºC. As noites são bastante frias, com temperaturas que podem chegar aos 0ºC.

Verão
Aqui fica mais quente, com dias mais longos e com muito sol. Chove pouco, noites relativamente frescas e ventos menos intensos do que na primavera. A temperatura média é de aproximadamente 18ºC. Com máximas que podem chegar a 30ºC e mínimas que normalmente não caem abaixo de 10ºC. Geralmente, fevereiro é o mês mais seco do ano.

Outono
O tempo costuma ser fresco, por vezes um pouco mais cálido, mas com noites frias. A temperatura varia entre 5ºC e 15ºC. A estação das chuvas começa e pode haver alguma queda de neve precoce, especialmente nas montanhas.

Para quem nunca esteve num destino de neve a consulta que sempre vemos e “será que vou pegar neve”? No ponto anterior já foi explicado quais são as épocas de neve, mas a pergunta (que sempre confunde) seria dividida em duas: será que vou ter contato com a neve?; e, será que vou ver nevar?

Será que vou ter contato com a neve?
Ter contato com a neve significa poder tocar ela, caminhar acima dela, se jogar nela, brincar com ela. Se viajar entre meados de maio a meados de junho, não terá chances disso. Para fines de junho e inclusive até meados de julho essas chances aumentam, mas ninguém pode ter certezas de como estará.
Se viajar entre meados de julho até fines de setembro, isso será um fato!
Em outubro também terá essa chance no Cerro Catedral, mas será outro tipo de neve, devido ao aumento de temperaturas.
Mas em todos os casos mencionados, tanto nas “chances quanto nos fatos”, estando hospedado em Bariloche isso acontecera “com certeza” no Cerro Catedral.
Em todos os casos isso também pode acontecer na cidade, principalmente entre julho até setembro (inclusive), mas as chances são muito menores que na montanha.
Os melhores meses para curtir a neve são julho e agosto, já que além de Cerro Catedral, existem diferentes excursões onde curtir a mesma.

Será que vou ver nevar?
Alguma vez escutei que “estar numa nevada e voltar a ser criança”. E sim, essa frase tem toda razão. Ver nevar será algo inesquecível. E a maioria das vezes começa a nevar de tarde/noite (as vezes só na madrugada), então, você vai para a cama em um tipo de mundo e acorda em um muito diferente. Um evento quase magico!
Mas isso não acontecera com uma boa parte das pessoas que viajam, porque as nevadas não acontecem todos os dias, e as vezes passam semanas até que uma aconteça, e em uma viagem que em meia dura no máximo uma semana, se deve contar com a sorte para estar justo no meio a esse maravilhoso evento.
E não, não tem como ninguém saber isso a não ser um par de dias antes, a traves de previsões do tempo. Mas da mesma forma que no ponto anterior, onde isso tem mais chances de acontecer sempre será no Cerro Catedral.
As melhores datas para viajar e ver uma nevada vão de meados de junho até princípio setembro.

Para entender melhor ambos os pontos mencionados recomendamos ler nossa matéria NEVE

Como mencionado no ponto das 4 estações, se está viajando no final do outono ou no inverno, estará indo na temporada das chuvas. Mas isso não e ruim, porque para nevar se precisa disso.
Mas sim, as chuvas podem fazer parte de alguns dias da sua viagem, ou até mesmo de todos!
Mas em geral, na maioria desses dias não serão fortes, permitindo fazer algumas excursões mesmo assim. O complicador pode vir se existirem ventos fortes.
Por outro lado, a regra diz que quando na cidade chove, na montanha pode estar nevando; ou até mesmo, pode ter sol no cume. Sempre esteja alerta aos nossos reportes diários, ou as previsões do tempo.
Se mesmo assim não quer encarar alguma excursão ou passeio com esse clima, sempre existem outras possiblidades.

Cafés e confeitarias
Uma excelente opção para se abrigar da chuva e passar um momento agradável, aproveitando as delícias que servem, principalmente aquelas que também são chocolateiras, como Del Turista, Tante Frida, Rapa Nui, Mamushka, entre outras.

Uma voltinha nas Galerias do Centro
Percorrer as mesmas bem devagar, para que o refúgio dure mais, e por que não, aproveitar a comprar alguma lembrança.

Feiras de artesanato
Esses passeios oferecem produtos e artesanato locais para levar como lembranças. Existem vários espaços na cidade, entre eles, a Feira Municipal de Artesanato, que é a mais antiga de Bariloche. Também está Ecosureños, que fica dentro de um gigantesco barracão ao lado do Centro Cívico, e a Feira de Artesanato Zuem Mapuche, que tem exposição e venda de tecidos.

Escape Room
O desafio é um grupo de pessoas sair de uma sala fechada em menos de 60 minutos, descobrindo pistas e resolvendo enigmas.

Patinagem no gelo
Especial para levar as crianças em um dia de chuva e para os intrépidos que querem aprender a andar. Existem uma opção na cidade.

Museus
Eles são os passeios por excelência para um dia chuvoso. Em Bariloche existem vários para aprender sobre a história da Patagônia, processos geológicos e paleontológicos, e até mesmo se tentar com a história do chocolate.

Cidades vizinhas
Se estiver de carro pode visitar as cidades próximas, como El Bolsón ou Villa La Angostura. Às vezes, devido aos microclimas das montanhas, pode estar chovendo em Bariloche, mas não na região vizinha.

A meteorologia não é uma ciência exata. Se mesmo são utilizadas técnicas das Ciências Matemáticas e Físicas. As previsões de tempo são estimativas de um evento, para uma região e período específicos, e essa estimativa inevitavelmente acarreta um “erro”, que é o desvio entre o que é anunciado para acontecer e o que finalmente acontece.
Outro fato e que previsão do clima é mais ou menos confiável até o terceiro dia. A partir daí já começa a perder confiabilidade.
E esses dois fatores, acrescente mais um: o clima de montanha e um mundo à parte.
A relação entre montanhas e meteorologia é um fator chave e complexo capaz de criar fenômenos únicos, modificando em grande medida os sistemas meteorológicos das áreas circundantes, tornando-se elementos vitais na hora de fazer previsões.
Todo isto sem mencionar a subjetividade do meteorologista, que também pesa muito.

Então, e pelos pontos acimas mencionados, resumimos:
• Não confie 100% no que viu na previsão do tempo
• Confie somente em previsões até o terceiro dia para um planejamento de curto prazo, e em previsões de até 10 dias para planejamento geral. Maior quantidade de dias e futurologia.
• Utilize sites adequados para ver o tempo em cada local.

Bariloche Cidade
Para a cidade de Bariloche poderia utilizar o AccuWeather

Cerro Catedral
Para o Cerro Catedral o Snow Forecast será de grande ajuda, mas também não deixe de ver o reporte de Parte Diário. Nele se podem ver dados desde a Base até o Cume, incluindo visibilidade, temperatura, sensação térmica e ventos, assim como os meios de elevação que estejam abertos ou fechados, dependendo das condições climáticas. E muito útil para saber quanta neve e onde (Base ou mais acima) tem para brincar ou simplesmente conhecer a mesma, mas também e muito útil para saber quando “não ir”, porque se o intuito e subir ao cume (algo logico e recomendado), com ventos fortes os meios fecham.
Ter em conta que se atualiza a partir do horário de apertura das 9:00 hs e deixa de ser atualizado depois das 17 hs.

Mas como isto acostuma ser algo complexo para nossos seguidores, e se quiser poupar tempo nessa busca, fique atento aos nossos reportes do tempo, tanto SEMANAIS como DIÁRIOS, que são muito completos (somente no inverno).

@2024 - All Right Reserved. Designed and Developed by Axon Telecom

error:

Atividades

Excursões Terrestres

Atividades na Neve

Planejamento

Dicas

De Carro Desde o Brasil

Dirigir na Neve

Relatos

Bariloche – Millena Carvalho

Bariloche – Jaqueline Souza

Dados

Locadoras
de Carros

Ônibus
Urbanos