Alugar um carro para se mover em Bariloche e região traz grandes benefícios como independência e conforto. O processo de locação é simples e geralmente as agências colaboram para que o cliente se preocupe apenas em organizar o roteiro a ser realizado. Os requisitos e procedimentos são bastante genéricos e estabelecidos, mas da mesma forma é sempre recomendável consultar previamente todas as preocupações com a empresa escolhida antes de efetuar a reserva.
Então, vamos descrever quais os principais pontos.
Em Bariloche e região já não neva como antes. De fato, se você no pequeno período de “uma semana” (ou menos) de suas férias pegar uma nevasca, pode se sentir sortudo. E uma nevasca forte, muito mais sortudo. O que queremos dizer e que não pense que alugar um carro significa que irá dirigir na neve.
Mas e se nevar? As maiores nevadas são leves, e os carros alugados vem com pneus para neve, e tomando em conta as recomendações da nossa matéria Dirigir na Neve você não terá problemas. Se a nevada for forte, e como mencionado na mesma matéria, deixe o carro parado e não saia. Aliás, se for forte, nem mesmo as agencias irão sair. Curta a neve no local e agradeça por isso!!
Se o que pretende é fazer uma viagem personalizada, gerir horários e ter a sua mobilidade de forma simples e acessível, alugar um veículo é uma excelente ideia. Se você está a dois ou mais pessoas, então, a ideia toma mais sentido. Tanto a cidade como as rotas são bem-sinalizadas e as regras de trânsito facilitam a chegada a qualquer destino escolhido.
Entre os principais benefícios de alugar um carro podemos mencionar os seguintes:
Faça atividades diferentes no mesmo dia
Percorrer Circuito Chico com calma, e terminar em Colonial Suíça. Sair de Piedras Blancas e ir ao Teleférico Cerro Otto. Ir a Villa La Angostura e Cerro Bayo. Percorrer o caminho dos 7 Lagos e para em cada lugar que quiser. Fazer um passeio pelos pontos que não são oferecidos ao turista. Essas são apenas algumas das atividades que podem ser feitas de carro, partindo direto da sua hospedagem, na hora que você desejar sair.
Permite que você pare quantas vezes quiser
As viagens de carro permitem improvisar percursos, flexibilizar horários, podendo parar a tirar aquelas fotos que você desejar. Embora exija mais planejamento, localização e atenção, viajar de carro da a autonomia para transformar a viagem e mais uma parte do atrativo.
Ajuda a aproveitar o tempo e as condições meteorológicas
Chuva ou mau tempo e algo muito provável em Bariloche e região no inverno, e quando dispomos de nosso próprio meio de locomoção, podemos modificar nosso planejamento, aguardando antes de ir, ou até mesmo de voltar do local em questão. Também se pode prolongar uma visita a determinado local, sem estar pendente de horários.
Oferece maior conforto e versatilidade
Ter o carro à disposição, principalmente em dias frios, de chuva ou nevadas, fará toda diferencia, se comparado a ter que esperar um transporte público, ou um grupo estar completo para ter que partir. Não esqueça que se for em casal, família ou com grupo de amigos é possível escolher entre vários modelos de carros, entre pequenos e confortáveis para poder estacionar facilmente na cidade, ou mais espaçosos para percorrer a montanha com a família.
Tanto Bariloche como as cidades vizinhas e seus atrativos naturais possuem muitos lugares para visitar e apreciar. Alugar um carro traz várias vantagens para quem gosta de o fazer com alguma autonomia e ao volante.
Em Bariloche existem muitas locadoras de veículos que possuem uma variedade de modelos e custos que se adaptam às necessidades de cada cliente. O principal é conhecer que o que oferece cada uma em relação a serviços e acessórios, sejam inclusos ou opcionais.
Veja a lista das principais locadoras em Bariloche e seus serviços em Locadoras de Carro
Para alugar um carro, o interessado deve apresentar determinados documentos e atender a certas características, as que geralmente estão contempladas nos seguintes pontos:
RG ou Passaporte valido.
Carteira Nacional de Habilitação válida (CNH brasileira).
Ter mais de 25 anos.
Cartão de Crédito válido e habilitado para uso internacional
Se mesmo será definido especificamente com cada locadora, é possível listar alguns dos principais pontos em comum que incluem na tarifa
Aluguel do veículo pela categoria escolhida e quilômetros acordados no contrato
Seguro (todo risco com franquia)
Acessórios necessários
O combustível não está incluído. Geralmente é entregue com o tanque cheio e devolvido nas mesmas condições
E normal a locadora exigir uma garantia para transtornos futuros e salvaguardar possíveis danos, multas, falta de combustível, etc.
Se mesmo o carro estará segurado contra todos os riscos, terá franquia; ou seja, em caso de sinistro a seguradora assume o excedente do seu valor (consulte sempre o valor da franquia).
As agências solicitam um depósito caução, quase sempre por meio de cartão de crédito. Este depósito é devolvido assim que o aluguel for concluído nas condições acordadas.
Normalmente os quilômetros começam a contar a partir do momento da entrega do carro. Em geral, os valores utilizados pelas locadoras são de 200 km por dia ou 1.500 km por semana. Quilômetros adicionais terão um custo proporcional ao plano escolhido. Lembrando também a opção de taxa de quilômetro grátis.
Nossa recomendação e que se a ideia e no máximo fazer o caminho dos Sete Lagos, Villa la Angostura e Tronador, além do tradicional dentro de Bariloche, um aluguel semana com 1.500 quilômetros será suficiente.
Muitas agências têm serviços que o cliente pode solicitar para adicionar ao aluguel. Em alguns casos são opcionais e com um custo separado, e em outros estão incluídos no preço do aluguel.
Começamos dizendo que no inverno todas as locadoras acostumam entregar seus carros com pneus de neve e sem cargo adicional, mas é bom consultar isso antes de fechar o contrato.
Já outros itens, como correntes para pneus, porta-esquis, porta-bagagens, entre outros, podem ou não estar inclusos na tarifa. O mais provável e que não estejam. Se for precisar algum desses elementos é importante verificar com antecedência se a empresa disponibiliza e a tarifa, para não ficar mais tarde tendo despesas inesperadas.
Alguns acessórios adicionais são:
Cadeiras de bebê
Correntes de neve
Suporte para esquis / bagagem
Outros serviços podem ser:
Entrega e devolução no Aeroporto ou Hotéis
Passe internacional para o Chile
Motorista adicional do veículo
Verifique os seguros oferecidos. Em geral quando a tarifa e única (locadoras pequenas) tem seguros completos, mas existem opções com seguros parciais. Fuja deles!
Como mencionado, todas as locadoras deveriam oferecer carros com pneus para neve em Bariloche, mas confirme na hora de alugar. Se na hora de pegar o carro tiver dúvidas pode verificar vendo nos pneus; eles devem conter as letras M e S (“mud” e “snow” ou “lama” e “neve”).
Se a locadora oferece correntes, aceite! Mesmo que tenha que pagar por separado para depois nunca tirar da mala, será bom se pretende sair da cidade principalmente.
Agende o número de celular e/ou WhatsApp da empresa que aluga o carro para poder se comunicar em caso de alguma necessidade.
Mesmo que a saída seja curta, e você nem pretenda descer do carro, sempre leve agasalhos, para você e para cada passageiro no carro (casaco, luvas, etc.). Pode acontecer algum imprevisto que obrigue a ficar de fora do carro, ou inclusive ter que voltar sem ele, e o frio pode ser muito perigoso para saúde.
Verifique sempre estado de caminhos e/ou estradas que irá tomar.
Ter um conector e cabo para carregar o celular no carro será uma excelente ideia, principalmente se for usar este como GPS.
Quando estacione deixe as rodas dianteiras apontando para a calçada; norma de seguridade básica em Bariloche. Vera que todo mundo faz. Independentemente do freio de mão, também deixe o carro engatado na 1ra marcha (manual) ou no parking (automático).
De noite (principalmente se sabe que vai gelar) não deixe o freio de mão colocado quando o carro vai dormir, ou no dia seguinte vai demorar o cabo em se soltar. Por isto e melhor a costume de deixar o carro engatado na primeira marcha (manual) ou parking (automático).
Os limpadores também podem ficar congelados, se mesmo não e estritamente necessário, pode prevenir e deixá-los levantados ou separados do para-brisas.
Se de manhã os vidros estão congelados, deixaremos aqui as coisas que pode e “não pode” fazer.
Pode fazer
Se tem tempo o melhor a ser feito e ligar o carro e colocar aquecimento e ventoinhas ao máximo, no modo desembaçador e direcionado para o para-brisas. À medida que o ar esquenta, mesmo que não esteja quente, ele irá aclimatar o vidro e ajudar a se soltar o gelo, que poderá terminar de ser eliminado com os próprios limpadores.
Além disso, com o ar-condicionado retirando a umidade do ar, evitara que os vidros embaçam tão facilmente na hora de sair.
Se está com menos tempo para sair, somado ao anterior, pode ir jogando água “fria” no para-brisas e ir raspando com algum elemento de plástico ou similar, que ajude a eliminar o gelo.
Se quiser maior rapidez e tiver vinagre, misture uma parte de vinagre com duas de água e esfregue com um pano, pois o vinagre tem um ponto de congelação de -15ºC.
Não faça
NUNCA ÁGUA QUENTE
Nunca jogue “água quente” num para-brisas frio ou congelado!! A brutal diferença de temperatura entre o vidro com sua geada e a água muito quente causa uma súbita expansão do material e como consequência a muito provável ruptura dele.
NÃO UTILIZE ÁGUA COM SAL
Água salgada reduz seu ponto de congelamento além de zero grau e por isso se espalha no solo para evitar a formação de placas de gelo e força a neve a derreter, mas borrifar no carro será a melhor maneira de arranhar o para-brisas.
Não deixar o carro na rua com coisas de valor na porta-malas, já que em Bariloche e comum o roubo por arrombamento da porta-malas. Principalmente em carros alugados, por saber que tratasse de turistas. Isto acontece mais no centro (e em ruas menos transitadas dele), que nos setores dos quilômetros. Se tiver coisas na porta-malas de preferência a Estacionamentos. Em todos os casos (centro ou quilômetros) não deixe pertences (jaquetas, máquinas de foto, etc.) a vista, e até mesmo no porta-malas, evite deixar coisas de valor. Nunca deixe documentos no carro, para evitar dores de cabeça na hora de voltar ao Brasil.
Se estiver nevando, ou tiver gelo na calçada, leia Dirigir na Neve para mais informação.