No seguinte Mapa de Lojas de Roupa em Bariloche encontrara lojas para alugar ou comprar as mesmas, mas para saber como se vestir no clima de inverno (principalmente), recomendamos que leia cada ponto deste artigo, onde explicamos a forma mais inteligente para utilizar essas roupas em cada situação, assim como um resumo de cada ponto. Também irá encontrar uma lista de estabelecimentos no Brasil com venda online.
Antes de definir se alugar roupa ou não, primeiro se deve entender como te vestir em climas muito frios, e/ou com neve.
Ao final desta leitura pode que só precises de alugar uma calça e botas, somente um par de dias.
Primeiro entender o que precisa para estar confortável, sem passar frio, mas sem exageros. O negócio e se vestir como cebola, ou seja, por camadas (peles), seja qual for a situação (excursão, caminhada, Ski, saída no centro, etc.).
Primeira camada
A primeira camada é a famosa segunda pele. No caso superior, será a blusa que estará em contato com sua pele. O objetivo dela é manter o corpo seco. Como mencionado, durante uma brincadeira como esquibunda, ou mais ainda na prática de um esporte como Ski ou Snowboard, ou até mesmo numa caminhada leve, ocorre o aumento da temperatura corporal. Então, o corpo começa a suar para manter a temperatura ideal.
A função dessa primeira camada é evitar que o suor fique em contato com a pele, o que em pouco tempo faria você sentir frio. Para fazer isso, ela transfere a transpiração para a lado externa do tecido e assim, passa para a segunda camada.
Normalmente são de tecidos como microfibra, poliamida ou elastano. Ou seja, nada de tecidos naturais como o algodão. Além disso, essa camada deve estar bem ajustada no corpo.
Novamente falando da parte superior, podem ser aquelas Dry Fit inclusive, ou qualquer blusa que você tiver que cumpra os requisitos anteriormente mencionados.
Para a parte inferior (se for necessário) também existem calças térmicas, mas (no caso das mulheres) uma boa Meia Calça resolve perfeitamente.
A primeira camada deve ser trocada todos os dias, já que estará em contato com a sua pele, e isto serve para calcular a quantidade necessária a levar, contando que são fáceis de lavar, e secam rápido; até mesmo numa cadeira no quarto de um hotel.
Segunda camada
A segunda camada tem a função de manter a temperatura do corporal em níveis seguros, mas também deve ter a capacidade de transferir a transpiração que veio da primeira camada para a parte exterior. Isso garante que as roupas continuarão secas e protegendo contra o frio.
Um fleece ou moletom, de materiais sintéticos. Os de tecido Polartec são leves, respiráveis e oferecem um excelente isolamento térmico. De preferência a algum bem fechado no pescoço (gola alta).
Terceira camada
A terceira e última camada deve ser impermeável. A função dela é proteger contra o vento, a neve e a chuva. Se estiver pensando em esportes de neve, e bom essa camada também ser respirável, para a transpiração sair. Existem tecidos tecnológicos que conseguem deixar o suor sair e, ainda, não entrar água, mas acostumam ser produtos caros.
Se for para brincar na neve, ou até mesmo lugares muito frios (como uma subida em cadeirinha em algum cerro), a parte de baixo tem princípios similares, e se utiliza uma calça impermeável, e o mais recomendado e alugar.
Está claro que isto tem muito mais importância num passeio (pelo tempo passado a céu aberto) que numa saída noturna (uma breve caminhada até o restaurante ou loja).
De todas as formas, mesmo estando no meio a um passeio na montanha, numa saída de compras pelo centro de tarde, ou indo a algum restaurante na noite, você deve ir medindo a sua temperatura e conforto corporal. Se sente muito calor, tal vez seja momento de abrir ou tirar a jaqueta, ou até mesmo o Fleece ou o agasalho que tenha (dependendo da situação); mas lembre-se de nunca tome frio no peito.
Se você estiver no centro e entrar a algum local, como os mesmos estão aquecidos, tire as roupas em excesso, mesmo que isso signifique o incomodo de ficar com elas na mão. E antes de abandonar o local, vista elas evitando choque de frio ao sair.
Lembre-se que de noite sempre fara mais frio que durante o dia.
Leve ou compre protetor solar e óculos de sol. A neve, superfície muito clara, funciona como um espelho, refletindo os raios solares e causando queimaduras. Portanto, previna-se.
Também utilize protetor labial (manteiga de cacau), já que o clima seco resseca os lábios, fazendo com que eles ressequem e rachem.
PRIMEIRA CAMADA
Parte Superior e/ou Inferior
Camiseta: Blusa de material sintético; blusa térmica ou Dry Fit inclusive. Nunca de algodão.
Inferior: Em ambos os casos existem calças térmicas, mas pode ser resolvido com Meia-calça para mulheres, e ceroula (se achar necessário) para homens.
Levar ou Alugar: Não se aluga, tem que ser própria.
Quantidade: Dependera do tempo de estadia e da sua logística na mala. Será trocada todos os dias, mas são fáceis de lavar, e secam rápido. Mesmo num hotel, onde acostuma ter aquecimento por radiadores de água, e o calor seco produzido ajuda no secado de um dia para o outro.
SEGUNDA CAMADA
Parte Superior
Fleece ou Moletom: O Fleece de gola alta e ideal, mas se já tiver algum moletom de inverno pode servir.
Levar ou Alugar: Não se aluga, tem que ser própria.
Quantidade: Ter pelo menos um por pessoa para levar será uma boa ideia.
TERCEIRA CAMADA
Parte Superior
Jaqueta: Tenha em conta que você precisara chegar com alguma Jaqueta, seja para estar pronta quando descer do avião, para um primeiro dia, ou até mesmo para quem ficara uns dias de passo em Buenos Aires (que também fara frio no inverno).
Se tem alguma boa jaqueta impermeável, pode servir. Se não, recomendo comprar alguma, porque utilizara no dia a dia em Bariloche.
Caso contrário, pode levar o que tenha para agasalho de primeiro momento, e alugar lá.
Levar ou Alugar: Pode ser própria, ou pode alugar.
Quantidade: Ter pelo menos uma por pessoa para levar. Se alugar pode mudar de modelo entre dias.
Parte Inferior
Calça para Neve: Só compraria este tipo de roupa se for todo ano a para esquiar, que no caso deveria ser Calça de Ski (mais cara). Não compre algo que rara vez voltara a usar na sua vida, além de ocupar espaço na mala.
Levar ou Alugar: Alugar.
Quantidade: Precisara somente uma para os dias que for brincar na neve, ou que precise de muita proteção nas pernas.
Calça para o dia a dia: Fora as atividades com neve ou frio extremo, nas demais passeios se pode utilizar uma calça Jeans ou de algum outro tipo. Embaixo dessas calças pode ser uma boa ideia utilizar alguma das opções de “Primeira Camada” mencionadas acima.
Levar ou Alugar: Não se aluga, tem que ser própria.
Quantidade: Ter pelo menos dois por pessoa seria a melhor opção.
OUTROS ITENS
Botas – Se você pretende continuar passando outros anos em climas frios, recomendo comprar um par de Botas de Montanhismo ou Trekking. Se não, um bom par de tênis.
De qualquer forma quando for brincar na neve recomendo alugar aquelas especificas. Isto não conta para dia de Ski, onde utilizara um calçado especial.
Meias – Aqui também tem o negócio das camadas ou peles, mas não vejo necessidade se complicar. Comprem um bom par de meias de lã ou térmicas (material sintético).
Luvas impermeáveis – Compre. Vai gastar em 7 dias de aluguel o mesmo valor de um par de luvas semi-impermeáveis.
Gorro de lã – Que possa chegar a tampar as orelhas, se dizer Bariloche ainda terás uma lembrança.
DICAS IMPORTANTES
• Se os pés se esfriam, se esfria o corpo tudo, mas nunca utilize mais de duas meias, a não ser o primeiro par de segunda pele.
• Os macacões são a opção ideal para crianças de 2 a 7 anos, pois evitam que elas fiquem frias devido à entrada de neve pela cintura das calças.
Depois de tudo o mencionado pode que já tenha decidido que comprar para levar, pelo que
segue nossa lista de algumas lojas recomendadas para encontrar indumentária acorde a suas necessidades.
Decathlon
A Decathlon é a maior varejista de artigos esportivos do mundo, e no Brasil possui mais 40 lojas. Esta empresa francesa produz suas próprias marcas, que em relação a destinos de neve oferecem as marcas Wed’ze e Quechua, de ótima qualidade e com bom preço. Além das várias lojas físicas, tem uma excelente plataforma virtual.
Pé na Trilha
Pé na Trilha oferece roupas e calçados das reconhecidas marcas Columbia Sportswear (USA), The North Face (USA) e Salomon (França), assim como roupa da brasileira Solo e calçado da Dachstein (Áustria).
Equinox
Esta loja oferece roupas das marcas The North Face (USA) e Salomon (França), Solo (Brasil) assim como outras marcas. Tem uma loja no Rio de Janeiro, mas vende em loja virtual também.
Benevento
A Benevento trabalha com roupas das marcas Descente (Japão), Spyder (USA), Solo (Brasil), Obermeyer (USA) e Goldbergh (Holanda), assim como calçados das marcas Kuiper e Cougar (Canadá), entre outras marcas. Dependendo do produto e marca pode ser encontrados preços atrativos, mas na maioria dos casos trata-se de marcas reconhecidas e de excelente qualidade, mas preços acordes. Tem loja física em São Paulo, mas também tem loja virtual
Arco e Flecha
Arco e Flecha trabalham roupas das marcas Columbia Sportswear (USA), The North Face (USA) e Salomon (França), assim como outras marcas.
Fiero
A Fiero é uma marca brasileira de roupas, calçados e acessórios para o inverno e neve. Tanto para a cidade como para as aventuras. A sua loja oficial fica em Cerro Largo, RS, mas tem lojas em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, e uma loja virtual.
Tche Inverno
Esta empresa trabalha com roupas das marcas Columbia Sportswear (USA) e The North Face (USA) entre outras marcas. Só vende em loja virtual.
Canyon Adventure
Uma loja que oferece roupas das marcas Columbia Sportswear (USA), The North Face (USA) e Salomon (França). Só vende em loja virtual.
Alta Montanha
Dispõe de roupas das marcas Columbia Sportswear (USA), The North Face (USA) e Salomon (França), além da marca brasileira Sol Sports, entre outras. Tem uma loja em Curitiba, mas vende em loja virtual também.