ILHA VICTORIA E BOSQUE DE ARRAYANES

Uma incrível navegação pelo Lago, uma ilha cheia de história e uma floresta única

Separados pelas águas do Lago Nahuel Huapi, esses dois lugares emblemáticos desta região podem ser visitados em excursões em grupo ou em particular.

A Ilha Victoria, a maior do Lago Nahuel Huapi, pertence ao parque nacional de mesmo nome, e apenas um terço de sua superfície pode ser visitada, já que o restante é uma área de reserva para espécies nativas. Nesta visita guiada se caminha pela floresta, apreciando a mesma e diferentes pontos de interesse, ao tempo que escuta histórias da vida dos povos indígenas e das suas pinturas rupestres, como também daqueles que foram os seus primeiros turistas no início do século XX.

Algo semelhante acontece com o Bosque de Arrayanes. Localizada na península de Quetrihué, perto de Villa La Angostura, pode ser visitada tanto de Bariloche como desta última cidade.
O simples fato de entrar em seu ambiente úmido, com tons intensos de canela e perceber um aroma semelhante ao de flor de laranjeira já significa uma ocasião única; no mundo, não há outro com as mesmas características.

Esta excursão parte desde o Porto Pañuelo e pode ser feita em meio dia ou dia completo.

Formas de realizar ou chegar a esta atividade

Esta atividade lacustre pode ser realizada somente com a empresa dona da embarcação, e pode-se contratar com ela ou em qualquer agência de Bariloche. Mas para realizar esta atividade se deve primeiro chegar até Porto Pañuelo, e a continuação descrevemos as formas possíveis.

Para realizar esta excursão se deve primeiro chegar até o Porto Pañuelo, no Km 25 do Circuito Chico, e esta e uma opção boa independência e flexibilidade, lembrando que tem horários a cumprir para poder tomar a embarcação. Em Puerto Pañuelo se paga estacionamento.

IDA

Descrição do percurso desde o centro
Ao sair do centro deve pegar a Av. Bustillo em sentido a Llao Llao para percorrer uns 25 quilômetros para chegar no Porto Pañuelo.
No primeiro trecho, e depois de passar pelo Porto San Carlos (de frente ao Centro Cívico), à direita poderão ver algumas praias, residências e hospedagem, com bonitos jardins e píeres ao lado do grande espelho azul do lago Nahuel Huapi, com o cenário de montanhas do outro lado do lago, que se for no inverno seguramente estarão banhadas em neve.
Continuando por Av. Bustillo no Km 3,6 encontrasse o Club Náutico com os mastros dos seus veleiros apontando para o céu.
Continuando chegaremos a Praia Bonita no Km 7,5, que está em frente a Ilha Huemul, e algo mais atrais pode se ver a pequena Ilha Galinhas. As águas do Lago Nahuel Huapi a partir deste ponto e até chegar a Vila Campanário formam parte do Braço Campanário.
Caso esteja hospedado na Av. Pioneros ou perto, deverá tomar a Av. Bustillo, podendo fazer isso a qualquer momento ou indo pela Av. Pioneros até chegar no Km 8,6 onde terá o trevo do cruzamento para descer e tomar a Av. Bustillo.
No Km 10,5 chegamos a Porto Moreno, continuando e já no Km 12 a praia a direita se chama Bahia Serena. A partir deste ponto e até o Km 16,5 s ficarão entre meio a ao bosque de ciprestes e coníferas, junto a urbanização, vendo o lago só poucas vezes, para no Km 17,5 aparecer a base do Cerro Campanário.
Logo, no km18,400, iremos encontrar um trevo onde seguiremos ao sul (primeira saída), beirando o Braço Campanário. No km20 passaremos frente ao Club Regatas, que marca o começo do istmo da Península de San Pedro e o final do Braço Campanário.
A partir de aqui o caminho transita entre densos bosques até chegar no Km 24 a zona de Llao Llao, e nas margens do lago Nahuel Huapi, encontrasse o Porto Pañuelo, desde onde parte a excursão.

Tempos aproximados para chegar dependendo da sua hospedagem
(em condições normais, tanto meteorológicas como da pista)
Hospedagem no centro da Cidade: 30 a 40 minutos.
Hospedagem perto de Av. Pioneiros ou Av. Bustillo entre o centro até o Km 8,6: 30 a 20 minutos.
Hospedagem perto de Av. Bustillo entre o Km 8,6 até o Km 13: 20 a 15 minutos.
Hospedagem perto de Av. Bustillo entre o Km 13 até o Km 18: 15 a 10 minutos.
Hospedagem no Circuito Chico, desde o trevo do Km 18 até Bahia Lopez: 15 a 10 minutos.

VOLTA

A volta e simplesmente pelo caminho que foi.

[/expander_maker]

Se você está sozinho esta não é a opção indicada, mas se você está em grupo de 3 a 4 pessoas, ir de Remis o Taxi será uma boa opção no financeiro, assim como na liberdade, já que não ficara preso a horário de Transfer.
Se tiver interesse em conhecer o percurso desde o centro até Puerto Pañuelo, assim como detalhes do caminho recomendamos ler a opção de carro.

IDA

Tempos aproximados para chegar dependendo da sua hospedagem, para saber em que horário solicitar o Remis
(em condições normais, tanto meteorológicas como da pista)
Hospedagem no centro da Cidade: 30 a 40 minutos.
Hospedagem perto de Av. Pioneiros ou Av. Bustillo entre o centro até o Km 8,6: 30 a 20 minutos.
Hospedagem perto de Av. Bustillo entre o Km 8,6 até o Km 13: 20 a 15 minutos.
Hospedagem perto de Av. Bustillo entre o Km 13 até o Km 18: 15 a 10 minutos.
Hospedagem no Circuito Chico, desde o trevo do Km 18 até Bahia Lopez: 15 a 10 minutos.

VOLTA

Pode ser uma boa ideia combinar com o mesmo Remis que os levou para que passe por vocês as 18:00 hs, ou ter um ou mais números de Remises para chamar.

Para realizar esta excursão se deve primeiro chegar até o Porto Pañuelo, no Km 25 do Circuito Chico, e esta e uma opção boa para quem procura economizar ao máximo, com boa independência, mas é lembrando que tem horários a cumprir para poder tomar a embarcação.

IDA
O ônibus que vai até Porto Pañuelo e a Línea 20, com uma frequência de 20 minutos a cada, e onde pegar ele e quais horários depende da sua localização. A parada final do mesmo e frente à entrada do Hotel Llao Llao, e fica a 150 metros do pórtico de entrada de Puerto Pañuelo

Hospedagem no centro da Cidade
Estando no centro da cidade as duas prováveis paradas mais perto estão (aproximadamente) nos endereços de Rua Moreno 460 (a primeira) e Av. San Martin 64 (a segunda). A demora em chegar até o Porto Pañuelo saindo desde o centro e de aproximadamente 50 minutos.

Hospedagem perto de Av. Bustillo até o Km 8,7
Se você está hospedado entre os Km 1 e Km 8,7 pela Av. Bustillo ou perto dela e só procurar na mesma avenida a parada mais próxima. Como exemplo, a demora em chegar até o Porto Pañuelo saindo desde o Km 7 e de aproximadamente 35 minutos.

Hospedagem perto de Av. Pioneiros até o Km 8,6
Se você está hospedado entre os Km 1 e Km 8,6 pela Av. Pioneros ou perto dela o melhor será caminhar ou tomar algum transporte até Av. Bustillo e procurar a parada mais próxima. Como exemplo, a demora em chegar até o Porto Pañuelo saindo desde o Km 7 e de aproximadamente 15 minutos

Hospedagem perto de Av. Bustillo desde o Km 8,7 até Llao Llao
Lembrando que o Porto Pañuelo está no Km 25 (frente ao Hotel Llao Llao), e se estiver suficientemente perto e só ir caminhando, caso contrário e só procurar na mesma avenida a parada mais próxima. Como exemplo, a demora em chegar até o Porto Pañuelo saindo desde o Km 14 e de aproximadamente 25 minutos, e se estiver no Km 18 demora uns 15 minutos.

Hospedagem no Circuito Chico, desde o trevo do Km 18 até Bahia Lopez
Se estiver suficientemente perto do trevo no Km 18, e só chegar até ele para tomar a Línea 20, caso contrário deveria utilizar a Línea 10 em sentido ao centro para ir até o trevo, e aí pegar a Línea 20. Sendo que a frequência horaria da Línea 10 e muito ruim.

VOLTA
A parada de ônibus para voltar esta frente ao Hotel Llao Llao, do outro lado da estrada onde desceu quando chegou.

HORÁRIOS E ITINERÁRIOS
Para ver tabelas completas e saber mais visite a seção Ônibus Urbanos e veja a Línea 20, assim como a Línea 10, se for o caso.

Ler mais

Para realizar esta excursão se deve primeiro chegar até o Porto Pañuelo, no Km 25 do Circuito Chico, e esta e uma opção boa opção para quem está sozinho e não quer depender de ônibus.
Se tiver interesse em conhecer o percurso desde o centro até Puerto Pañuelo, assim como detalhes do caminho recomendamos ler a opção de carro.

IDA

Como esta excursão tem dois horários as saídas desde o centro são normalmente as 10:45 hs ou as 13:00 hs.

VOLTA

Seja o horário que optar de ida a volta ao centro será às 18:20 hs.

O que fazer

Se mesmo os pontos principais desta atividade são a Ilha Victoria e o Bosque de Arrayanes, a navegação de ida e volta já e todo um passeio em sim, não somente pela beleza da paisagem, como também o entretenimento de tirar fotos com as gaivotas comendo biscoitos da sua mão em voo rasante!

Depois do embarque começa o passeio, navegando pelo Nahuel Huapi uns 60 minutos até a Península de Quetrihué, para visitar o Bosque de Arrayanes.
Aqui se faz uma caminhada de uns 30 a 40 minutos por um caminho de 800 metros de comprimento no meio a esta floresta única no mundo com exemplares de até 400 anos, com seu atrativo cor canela, e seu tronco sempre frio ao tato. O Arrayan (Quetrihué, na língua Mapuche) é um arbusto, mas neste sítio, único no mundo, toma a envergadura de “árvore” para formar um mágico Bosque.
Se tiver nevado, o contraste de cores e inigualável. Suas trilhas de madeira se percorrem com guias que dão informações, assim como contam anedotas.
Finalizada a caminhada terão mais 30 minutos livres, onde pode aproveitar a visitar a Casa de Chá do Bosque; uma construção 1933.

Então se embarca pela segunda vez e para retomar a viagem, desta vez com destino Bahia Anchorena, e depois de uns 45 minutos de navegação se chega a Porto Anchorena, na Ilha Victoria.

Uma vez desembarcados no Porto Anchorena os passageiros começam o passeio pela ilha. Entre as possíveis atividades, os guias propõem a rota histórica, que conta com uma caminhada de uma hora, onde os passageiros têm acesso a informações relacionadas à história, fauna e flora.
Por outro lado, outro guia convida a fazer a trilha para Piedras Blancas (não tem relação com o de Cerro Otto), com oito quilômetros de rota, entre subida e descida (sempre sujeita às condições climáticas do dia).
Além disso, ficam livres para visitar tanto a Praia de Toro, onde podem ser vistas pinturas rupestres, como a área de lazer, local que pode ser utilizado para uma pausa e até almoçar. Fora que a ilha dispõe de uma confeitaria, onde se têm a possibilidade de almoçar ou fazer um lanche.
Quem realiza a excursão de dia inteiro fica na Ilha Victoria por 3 horas, e quem opta pela viagem de meio dia tem 90 minutos para visitar o local. Além disso, e devido às limitações de tempo, não é possível realizar a referida caminhada até Piedras Blancas no caso de meio dia.

Depois da estada em Ilha Victoria, novamente se embarca, para após 35 minutos de navegação estar novamente em Puerto Pañuelo, finalizando esta excursão.

Depois da estada em Ilha Victoria, novamente se embarca, para após 35 minutos de navegação estar novamente em Puerto Pañuelo, finalizando esta excursão.

Planejamento

O que saber antes de ir

Como quase todo em Bariloche, panejar que dia irá depender em muitos casos do clima antes e durante, assim como se tem ou não neve, dependendo do tipo de atividade.
Também se vai combinar ou não com outro passeio.
Por outro lado se deve saber que roupas e calçado e recomendado vestir, assim como outros dados que aqui avaliamos para as atividades a realizar na Ilha Victoria e Bosque de Arrayanes.

Conhecer o clima para o dia de realizar esta excursão e algo de grande ajuda, porque permitirá saber de possíveis chuvas ou nevadas, e se preparar para cada caso.
E um passeio que pode ser feito de ambas as formas. As chuvas em Bariloche, e nesta época, não acostumam ser fortes. Para saber como se informar do clima em Bariloche recomendamos ler sobre o Clima.

Neve
Falando em neve, nos últimos anos tem sido muito poucas as nevadas que acontecem a nível de cidade, e principalmente perto do lago, mas mesmo assim, se tiver possibilidades de nevadas, ou tiver nevado nesse dia ou no dia anterior, e bom verificar o estado do caminho até Porto Pañuelo, principalmente se você irá de carro.
Igualmente o caminho e todo asfaltado, e mesmo quando neva, está dentro das “Vias Prioritárias” no qual, a Prefeitura aciona um plano de “limpeza de neve das ruas”. Para saber mais leia Vias Prioritárias (em breve).
Fora isso, se nevar não atrapalhara em nada o restante do passeio, e pelo contrário, agregara um charme adicional.; mas lembre-se então de ver a vestimenta adequada para encarar caminhadas nesse clima.

Começamos falando que para se vestir em lugares frios a melhor forma e utilizar o sistema de “Camadas”, pelo que para entender melhor estes princípios recomendamos ler Roupas e Calçado.
Para as atividades deste dia será muito importante que, acima da Blusa, você tenha um Fleece ou Moletom, e claro, uma Jaqueta Impermeável. Será bom levar um par de luvas e um gorro.
Em todos os casos, você deve ir medindo a sua temperatura e conforto corporal. Se sente muito calor, tal vez seja momento de abrir ou tirar a jaqueta, ou até mesmo o Fleece; mas lembre-se: nunca tome frio no peito.
O ambiente dentro da embarcação estará aquecido, então, tire as roupas em excesso. Desta forma você evitara o suor que irá molhar sua roupa, fazendo passar frio na hora de sair.
E antes de sair, vista todas elas, evitando choque de frio exterior.

Tem duas empresas que prestam o serviço e diferentes horários. Veja para se programar

EMBARCAÇÕES DA TURISUR
Horários de saída da embarcação desde Porto Pañuelo
Embarcação sai as 14:00 hs. Tem que estar no Porto Pañuelo “até as 13:20 hs”.
Retorno da embarcação a Puerto Pañuelo as 18:30 hs.

EMBARCAÇÃO CAU CAU
Horários de saída da embarcação desde Porto Pañuelo
Horário de Manhã
Embarcação sai as 12:15 hs. Tem que estar no Porto Pañuelo “até as 11:40 hs”.
Retorno da embarcação a Puerto Pañuelo as 18:15 hs.
Horário de Tarde
Embarcação sai as 13:55 hs. Tem que estar no Porto Pañuelo “até as 13:20 hs”.
Retorno da embarcação a Puerto Pañuelo as 18:15 hs.

Horários para sair da hospedagem ou pegar o transporte
Não esqueça que Puerto Pañuelo fica a 25 km do centro, pelo que tenha em conta a hora de sair da sua hospedagem, que dependera da distância e tipo de transporte, para chegar em Puerto Pañuelo no horário indicado.

Podem realizar a atividade todas as pessoas sem distinção de idade.
Excursão de Barco – as crianças até 4 anos não pagam, e de 5 a 12 anos pagam como menor.
Taxa de Porto – as crianças até 2 anos não pagam.
Ingresso Parque Nahuel Huapi – As crianças até 5 anos não pagam, e de 6 a 12 anos pagam como menor.
Indo de Ônibus – crianças até 3 anos não pagam.
Por Transfer de agência – crianças até 2 anos não pagam.

Para dia completo entre sair e voltar a hospedagem são umas 7 e meia horas aproximadamente. Para a excursão de meio dia pode se calcular pouco menos de 6 horas.

Ambas as embarcações contam com bar ou buffet a bordo. Tanto na Ilha Victoria como no Bosque de Arrayanes encontrarão confeitarias e espaços aptos para desfrutar de sua própria refeição, se quiser levar.

Informação oficial das empresas donas dos barcos:
Barco Modesta Victoria – Empresa Turisur
Barco Cau Cau – Empresa Espacio S.A.

Combinações com outras atividades

Se for na modalidade de dia completo não existe possibilidade de combinação com atividades diurnas. Se mesmo existe essa possibilidade com alguma atividade noturna, mas também não recomendamos, porque chegara cansado desta atividade

Como as possibilidades de combinação pode ser variada, mas algumas pode ser difícil de realizar, vamos aqui dividir essas possibilidades em três tipos:
Combinação Ideal: são a melhor combinação
Combinação Normal: a que dá para fazer
Combinação Possível: requer algum tipo de correria, e dificuldade.

CIRCUITO CHICO
A agências acostumam oferecer Circuito Chico junto com Ilha Victoria e Bosque de Arrayanes, sendo a combinação ideal, porque ao final do circuito já se pode ficar em Porto Pañuelo para pegar a embarcação. Seja por conta própria ou com agência, você deveria chegar em Puerto Pañuelo até as 13:30 hs, já que a embarcação sai as 14:00 hs. Isto significa que você deverá fazer o Circuito Chico de manhã. Se for com agência recomendamos contratar ambos os passeios juntos, e depois lembrar ao motorista da Van que você deverá chegar em horário a Puerto Pañuelo.

Não existe, a não ser algum passeio por conta própria.

TELEFÉRICO CERRO OTTO
A verdade e que não seria o mais recomendando, mas para quem está com pouco tempo em Bariloche e não sabe como encaixar alguns passeios, está ainda e uma opção possível, mesmo que não seja cômoda.
Pode fazer Teleférico Cerro Otto de manhã, mas (e lembrando que ele abre às 10 hs) só poderá dedicar 3 horas, incluindo nisso tempos de subida e descida, pelo que no máximo poderá dispor de uma hora e meia realmente para conhecer o cume do Otto. Se for altíssima temporada não faça. Em todo caso recomendamos somente indo de Carro ou Remis, porque de Transfer de agência será complicado. Seja como for, você deveria chegar em Puerto Pañuelo até as 13:30 hs, já que a embarcação sai as 14:00 hs.

Diversas outras atividades

Confira também outras atividades que talvez possa gostar…

@2024 - All Right Reserved. Designed and Developed by Axon Telecom

error:

Atividades

Excursões Terrestres

Atividades na Neve

Planejamento

Dicas

De Carro Desde o Brasil

Dirigir na Neve

Relatos

Bariloche – Millena Carvalho

Bariloche – Jaqueline Souza

Dados

Locadoras
de Carros

Ônibus
Urbanos